Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sectet lança I Desafio Amazônico de Robótica

Por Raiana Coelho (SECTET)
07/03/2025 16h56
Abertura: 10/03/2025 10h00
Encerramento: 10/03/2025 12h00
Local: Escola de Ensino Técnico Dr. Celso Malcher
Endereço: R. do INPE, S/N – Universitário - Guamá
Contatos: Raiana Coelho (ascom Sectet) - (91) 984121700 / Carla Couto (Ascom Sectet) - 993310219

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com apoio da Fundação Guamá e da Universidade Federal do Pará (UFPA), lança, na próxima segunda-feira (10), na Escola de Ensino Técnico do Pará Dr. Celso Malcher, em Belém, o I Desafio Amazônico de Robótica – Sustentabilidade na Amazônia e COP 30. A iniciativa é pioneiro na Região Norte e busca associar os desafios próprios desse tipo de competição às discussões ambientais que serão debatidas durante o Evento Climático da ONU, que será realizado em novembro deste ano, na capital paraense.

A competição une educação, tecnologia e consciência ambiental, para proporcionar integração entre alunos e instituições da Amazônia Legal, além de estimular a criação de soluções inovadoras que garantam desenvolvimento associado à preservação ambiental. As equipes vencedoras serão premiadas com notbooks e smartphones. 

Sobre a competição

O I Desafio Amazônico de Robótica será realizado em Belém, mas contará com seletivas em todos os Estados da Amazônia legal. A competição será dividida nas categorias Arena de Robôs e Projeto Inovação. No primeiro, as equipes se enfrentarão utilizando os robôs autônomos capazes de executar diferentes desafios na mesa de competição. Na segunda, as equipes deverão identificar um problema relacionado ao tema central do desafio (Sustentabilidade na Amazônia e COP 30), propondo uma solução inovadora ou aprimorando uma já existente.

Durante as qualificatórias, as equipes deverão demonstrar, por meio de transmissão ao vivo, em tempo real e sem cortes, a execução dos desafios pelos seus respectivos robôs. Já os projetos de inovação precisarão descrever as soluções propostas e encaminhar o projeto como documento oficial para a coordenação do evento.

Cada equipe será avaliada por um grupo de três juízes. Apenas as dez equipes com maior pontuação formada pela somatória do que conquistar na Arena de Robôs e no Projeto Inovação seguirão para a etapa final, que ocorrerá de forma presencial, em Belém, no dia 28 de junho de 2025. As dez equipes finalistas entram nesta etapa do torneio com as pontuações zeradas.

Texto em colaboração com Pedro Paulo Blanco