Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Governo do Pará realiza terceira etapa de certificação do 'Capacita COP 30'

Por Raiana Coelho (SECTET)
17/02/2025 11h49
Abertura: 18/02/2025 10h00
Encerramento: 18/02/2025 12h00
Local: Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho)
Endereço: Avenida Augusto Montenegro, 524 - Bairro Castanheira, Belém
Contatos: Ingo Müller (Ascom COP 30) - 98111-5518 / Ronan Frias - 99116-3667

O Governo do Pará certificará 4 mil pessoas que participaram do Programa “Capacita COP 30” na terceira fase da iniciativa. A cerimônia de entrega dos certificados será nesta terça-feira (18), às 10h, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), com a presença do governador Helder Barbalho. Além do Governo, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), também participarão os parceiros Instituto Coca-Cola, Instituto Federal do Pará (IFPA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Estudantil (Senai).

Desde sua implementação, o "Capacita COP 30" já superou a marca de 10 mil pessoas certificadas em cursos nas áreas de Turismo, Produção de alimentos, Infraestrutura e Segurança. Um trabalho realizado em parceria com mais de 25 entidades públicas e privadas, a fim de preparar mão de obra local, e assim aprimorar a receptividade aos visitantes durante a Conferência Climática da ONU, a COP 30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém.

Com a terceira turma, o número de paraenses qualificados ultrapassará 14 mil. Até a COP, a meta é qualificar 22 mil pessoas gratuitamente.

O Programa "Capacita COP 30" foi lançado pelo Governo do Pará em março de 2024, com o objetivo de certificar pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho, atuando direta ou indiretamente na cadeia produtiva, e também nas áreas de infraestrutura e produção alimentícia, para atender às demandas da conferência mundial no Pará.

São ofertados 67 cursos nas áreas de gastronomia, turismo, infraestrutura e segurança do trabalho. As aulas são ministradas pelas secretarias estaduais, entidades parceiras e iniciativa privada. Os cursos ocorrem de forma on-line ou presencial, nos polos da Região Metropolitana de Belém, Marajó, e nos municípios de Santarém (oeste paraense) e da chamada região do Salgado, no nordeste.

Todos os graduados pelo Programa recebem um selo especial em seus certificados, atestando que foram qualificados para atuar como mão de obra voltada para a realização da COP 30.

Mais informações e inscrições nos cursos de capacitação estão disponíveis na plataforma capacitacop30.pa.gov.br

Porta-voz:

- Governador do Pará, Helder Barbalho
- Professor Andrey Rabelo, coordenador do programa Capacita COP 30, da Sectet
- Daniela Redondo, diretora executiva do Instituto Coca-Cola
- Ana Paula, reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA)
- Deives Lemos, diretor-executivo do Senai