Estado entrega Grupamento Fluvial de Segurança Pública reestruturado
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregará na próxima segunda-feira (27), às 11h, a reestruturação do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLu), instalado em Belém. O governador Helder Barbalho, juntamente com gestores da área de segurança pública, participarão da entrega, na sede do Grupamento, na Rodovia Arthur Bernardes, bairro de Val-de-Cães.
Além de toda a estrutura utilizada pelo Grupamento Fluvial, com salas para Diretoria, Gerência e reuniões, alojamentos, armaria e auditório, o espaço abrange a Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFLU) e Companhia de Policiamento Ambiental (CPA) da Polícia Militar, além da Delegacia Fluvial de Polícia Civil (DPFLU), contemplando a integração das forças que atuam, diuturnamente, nas ações preventivas e repressivas na malha fluvial do Pará.
O investimento na reestruturação foi superior a R$ 700,000,00, valor que abrange a obra e a aquisição de equipamentos, mobília e toda a estrutura necessária ao Grupamento.
Desde 2019, o Estado garantiu investimentos estratégicos para a malha fluvial, com a implantação de duas Bases Fluviais Integradas: “Antônio Lemos” instalada em Breves, no Marajó, e “Candiru”, em Óbidos, no Baixo Amazonas. O Pará também conta com 84 embarcações, incluindo seis lanchas blindadas, totalizando mais de R$ 32 milhões em investimentos.
Porta-voz:
Governador do Pará, Helder Barbalho