Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo do Estado entrega ponte sobre o Rio Alto Capim

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
23/01/2025 15h05
Abertura: 25/01/2025 10h00
Encerramento: 25/01/2025 12h00
Local: Ipixuna do Pará/Paragominas
Endereço: PA-256, KM 57, Cabeceira da ponte Rio capim.
Contatos: Paulo Garcia (Nucom Seinfra) - 91 98564-7690

Neste sábado (25), o Governo do Estado entrega a tão aguardada ponte sobre o Rio Alto Capim, conectando os municípios de Ipixuna do Pará e Paragominas, na região de integração do Rio Capim, nordeste paraense. Esta nova estrutura representa um marco para a infraestrutura do estado, trazendo mais mobilidade e segurança à população local.

A ponte possui 590 metros de extensão e é considerada essencial para o desenvolvimento da economia regional, baseada principalmente na mineração, reflorestamento, agricultura e na pecuária. Sua construção promete gerar emprego, renda e melhorar significativamente a qualidade de vida da população, ao substituir o antigo e limitado sistema de travessia por balsa. Até agora, filas de caminhões e carros aguardando a travessia eram uma rotina, dificultando o transporte e causando transtornos, especialmente em situações de emergência. Para a comunidade, a nova ponte simboliza um divisor de águas para a mobilidade e o crescimento regional.

SOBRE A OBRA - A construção utilizou o método de Balanço Sucessivo, que permite a execução de grandes vãos – no caso, 120 metros – garantindo segurança e eficiência. Os pilares foram estrategicamente instalados nas margens do rio, preservando a navegação e reforçando a estabilidade da estrutura.

A obra foi realizada atendendo a todas as normas de segurança, assegurando confiabilidade tanto para veículos leves quanto para transportes pesados. Isso é especialmente relevante para o transporte rodoviário que ganhará mais eficiência logística com a nova ponte.

A entrega dessa obra reafirma o compromisso do Governo do Estado em promover segurança, mobilidade e qualidade de vida para toda a população paraense.