Governo do Pará contribui para a procissão de São Benedito e festa da Marujada, em Bragança
Nesta quinta-feira (26), o governador do Pará, Helder Barbalho, participará da tradicional procissão de São Benedito do Andor, em Bragança, região nordeste do Estado. Esta será a 226° edição da caminhada que reúne cerca de 150 mil pessoas, segundo a organização do evento. Logo após a romaria, ocorre a apresentação da Marujada, no Teatro Museu da Marujada, que há um ano foi entregue pelo Governo do Pará totalmente reconstruído.
Atualmente, um convênio firmado entre o Governo do Pará e a Prefeitura de Bragança garante a reconstrução e ampliação do prédio histórico do Barracão da Marujada. A assinatura do convênio ocorreu em junho deste ano, configurando, portanto, mais um compromisso do executivo estadual para com a manutenção da tradição e da cultura bragantina.
A Marujada de São Benedito é considerada patrimônio cultural do Brasil reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).
Outros investimentos do Governo do Pará em Bragança
Orla de Bragança - Com mais de 12 mil metros quadrados, tem calçamento em pedra portuguesa (mantendo a característica histórica da cidade), ciclovia, quiosques para venda de comidas e bebidas, parque infantil, academia ao ar livre, bancos, lixeiras, palco para eventos, caramanchão e espaço iluminado e arborizado para estimular a integração com o meio ambiente.
Orla de Ajuruteua - A obra de infraestrutura contemplou serviços de drenagem e urbanização que contém a erosão natural - com a construção de muro de arrimo e com enrocamento. Também foram construídos ciclovias, quiosques e restaurantes, bancos, lixeiras, guarda-corpo, iluminação pública ao longo de sua extensão e pavimentação asfáltica.
Transporte e infraestrutura - A Rodovia PA-112, que será entregue pelo Estado, vai melhorar a integração e a mobilidade urbana, facilitar a escoamento da produção dos agricultores e favorecer o turismo.
Habitação - O governo do Pará também entregou para 780 famílias bragantinas cheques do "Sua Casa”, o programa do Estado que garante recursos para aquisição de material de construção e pagamento dos trabalhadores empregados na construção, reconstrução, ampliação e adaptação de imóveis.
Saúde - A Policlínica Ruth Nobre Bragança é fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Prefeitura local. A unidade oferece atendimento em várias especialidades e exames.
A Agência Transfusional (AT), da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) garante o fornecimento seguro de sangue humano aos três hospitais de Bragança, além das unidades de Augusto Corrêa e Viseu.
Educação – O governo reconstruiu a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Julião Garcia Castanho, beneficiando 317 alunos. Bragança também será contemplado com uma unidade do Programa “Creches Por Todo Pará”, que atende crianças de 0 a 5 anos. A unidade está em construção.
Também viabilizado pelo Governo do Pará, via Seduc, o Projeto Escola Rural, na localidade Bacuriteua, contará com salas de aulas, laboratório de informática, biblioteca, sala de direção, sala de apoio, cozinha, sala para professores, banheiros masculino, feminino e para PcDs, refeitório e outros espaços, com um investimento superior a R$ 4 milhões.
Cidadania – Para fortalecimento da cidadania, a população bragantina aguarda a primeira Usina da Paz do município. A obra está em fase de conclusão.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Vila Nova, está em construção e a obra ocorre por meio de um convênio assinado pelo governador Helder Barbalho com a prefeitura.
Regularização Fundiária - O Governo do Pará entregou 850 títulos individuais de terras para famílias de produtores rurais. A iniciativa do Estado assegurou o acesso a benefícios sociais, à segurança jurídica e aos direitos civis dos proprietários. O trabalho técnico é realizado pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa), no âmbito do Programa Regulariza Pará.
Entre 2022 e 2024, mais de 1,5 mil Cadastros Ambientais Rurais (CARs) foram entregues pelo Governo do Pará beneficiando produtores bragantinos,l. Com o documento, os produtores podem ter acesso a linhas de financiamento, facilidade na regularização fundiária e acesso a políticas públicas de assistência técnica e apoio à produção.
Empreendedorismo - O Governo do Pará entregou 120 benefícios do Programa “CredCidadão”, que concede linhas de crédito para viabilizar atividades no comércio regional a microempreendedores formais e informais.
Segurança – Em Bragança, a segurança foi reforçada com a entrega de 30 coletes balísticos, oito radiocomunicadores e cinco motocicletas, além do Sistema de Videomonitoramento para órgãos de segurança pública, com o objetivo de fortalecer as ações policiais e prevenir crimes na região.
Porta-voz: Helder Barbalho, governador do Pará