Governo do Pará entrega novo helicóptero para auxiliar Corpo de Bombeiros durante ações no Estado
Nesta quarta-feira, 18, ainda em agenda no Oeste do Pará, o governador do Estado, Helder Barbalho participa da cerimônia de entrega de um helicóptero que vai ajudar no combate aos incêndios da Região. O evento acontecerá às 10h, no Estacionamento do Terminal Hidroviário, Rua Aragarina, s/n.
O novo helicóptero, que vai auxiliar o Corpo de Bombeiros nos combates, é do modelo AS 350 B3, com capacidade para um piloto e mais cinco tripulantes, autonomia de vôo de 2h30 e capaz de atingir velocidade máxima de 120 nós (200km/h). Além disso, o meio de transporte aéreo comporta todas as necessidades para as ações de combate a incêndio, transporte e salvamento.
Com o reforço, o CBM agora conta com três helicópteros para o combate aos incêndios florestais.
Estado mantém Força-Tarefa
Desde o último dia 30 de novembro, o Governo do Pará intensificou o combate às queimadas florestais no Oeste do Estado. O fortalecimento da logística garante reforço, monitoramento e fiscalização operacional. A ação avança com 120 militares em cinco frentes de trabalho para acelerar o atendimento de ocorrências na região, que é monitorada via satélite, em tempo real, que garante uma resposta ágil e coordenada aos focos de calor.
Vale ressaltar que, no início deste mês, oito novas viaturas e abafadores de incêndio foram incorporados às três que já estavam em operação.
Ações emergenciais - Diante do cenário atípico de queimadas enfrentado em 2024, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) adotou medidas extraordinárias, como a decretação de emergência ambiental em agosto, proibindo o uso de fogo para manejo de áreas e implementando o Plano Estadual de Ações de Combate à Estiagem, Queimadas e Incêndios Florestais (PAEINF 2024). Esse plano ampliou o efetivo militar em 66% e promoveu ações de salvamento, combate a incêndios e assistência humanitária. Apesar dos desafios climáticos, o Pará registrou avanços expressivos na preservação ambiental, como a redução histórica de 28,4% no desmatamento este ano, conforme o sistema PRODES/Inpe, equivalente a uma diminuição de 937 km².
Previsão de chuvas - Com a chegada do inverno amazônico, é aguardada uma redução dos feitos da estiagem, que deixam a vegetação mais sensível ao uso do fogo. Segundo a Semas, a partir dessa semana o Estado entra oficialmente no período chuvoso.
Porta-voz: governador do Pará, Helder Barbalho.