HJB adere ao Dezembro Vermelho e promove ação educativa sobre HIV/Aids e ISTs junto aos usuários
O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, adere à campanha nacional do Dezembro Vermelho que é uma iniciativa nacional voltada à conscientização, prevenção e combate ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), junto aos colaboradores, usuários e seus acompanhantes.
Durante o mês, diversas ações de educação em saúde e mobilizações destacam a importância do diagnóstico precoce, do uso de métodos preventivos, como preservativos, e do tratamento adequado, promovendo saúde e reduzindo o preconceito associado à doença.
Nesta sexta-feira (13), a unidade hospitalar, em Belém, realizará uma ação educativa para conscientizar a população sobre a relevância do acesso à informação adequada sobre o HIV. A programação abordará a evolução dos métodos de prevenção e tratamento, além de reforçar a importância de superar o preconceito e a discriminação ainda associados a essas doenças. A iniciativa também incentivará a realização de testes e o acesso ao tratamento adequado.
A atividade, que ocorrerá na tarde de sexta-feira (13), incluirá a distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de palestra conduzida pelo coordenador do RT IST/Aids, enfermeiro, Mauro Brabo.
No Estado do Pará, a campanha é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o tema “Vamos Combinar? Prevenção é Cuidar!”.
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, no ano passado, 3.270 pessoas foram diagnosticadas com HIV no Pará. Em 2023, até junho, 1.399 pessoas já haviam iniciado o tratamento para controle do vírus. Em relação aos casos de Aids, 785 pacientes apresentaram sintomas em 2022, e, neste ano, até junho, 362 pessoas desenvolveram a doença.
A ação reafirma o compromisso do HJB em promover saúde, prevenção e informação à sociedade, contribuindo para o combate ao estigma e à melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.
Serviço: O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.
Porta-voz: enfermeira Thaynara Martins, responsável pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HJB.