Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Estudantes lotam o Theatro da Paz no encerramento dos Concertos Didáticos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/11/2015 16h04

Onde tem adolescente tem selfie, muitos selfies. E o Theatro da Paz foi o cenário perfeito para fazer registros fotográficos com o celular. Os estudantes que lotaram a plateia, a varanda, as frisas e os camarotes da tradicional sala de espetáculos do estado na manhã desta sexta-feira, 13, fizeram muitos cliques, mas depois se concentraram para assistir as últimas duas apresentações musicais do ano, dentro da programação do projeto ‘Concertos Didáticos’, realizado pela Fundação Carlos Gomes.

O Quinteto de Saxofones da Fundação Carlos Gomes introduziu os estudantes no som desses instrumentos e garantiu uma aula de música animada com temas famosos de desenhos, como Looney Tunes e A Pantera Cor de Rosa. Esta última foi acompanhada com palmas pelos jovens. Mas o que provocou o frisson nos estudantes foram o Rap e o BeatBox, reprodução dos sons percussivos e a imitação do som dos DJs.

O estudante Felipe Nascimento, de 20 anos, veio do bairro do Curuçambá, em Ananindeua. O jovem estuda na Escola Estadual Gaudêncio Ramos e gostou dos temas dos filmes. Ele contou ainda que tem vontade de aprender a tocar saxofone. “Assim que eu terminar o ensino médio, vou tentar aprender música”, disse o estudante.

O projeto, que chega ao final com a realização de um total de 14 concertos, reuniu estudantes de 12 escolas públicas de Belém, Ananindeua e dos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. A estudante Kamilly Corrêa, de 12 anos, que estuda na escola Lauro Chaves, na Baia do Sol, em Mosqueiro, ficou encantada com os instrumentos musicais e a grandiosidade do Theatro da Paz.

O Projeto ‘Concertos Didáticos’ é uma realização do Governo do Estado por meio da Fundação Carlos Gomes em parceria com as Secretarias de Educação do Estado (Seduc), do Município de Belém (Semec) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O objetivo é estimular o gosto pela música, proporcionar um primeiro contato dos estudantes com o universo musical e contribuir para a formação de plateia.

Além do Quinteto de Saxofones, a programação de encerramento das atividades do projeto contou com a participação do Grupo Sementes do Choro, que fez o concerto didático durante a tarde.

A coordenadora de Ensino Fundamental da Seduc, Jane Freire Cardoso, fez uma avaliação sobre a parceria entre as instituições que possibilita o desenvolvimento do projeto. “O trabalho com as escolas e com a Fundação Carlos Gomes só vêm acrescentar ao currículo. A curiosidade pela linguagem, pelo espaço, tudo isso é exemplo de que começamos a caminhar para uma educação integral. Por isso, tem sido uma parceria muito positiva. As escolas já ficam na expectativa da divulgação da agenda no início do ano, tanto é que ausência das escolas é muito pequena. Eu acho que esse é o nosso trabalho como cidade educadora. Estabelecer parcerias com outras instituições”, relatou Jane Freire.