Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia faz programação pelo dia mundial do diabetes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/11/2015 16h17

Em comemoração alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, festejado no último sábado (14), o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste paraense, promove nesta quarta-feira (18) ação educativa e oferta de serviços aos funcionários, usuários, acompanhantes e comunidade em geral. A ação visa contribuir para a redução de casos da doença que,segundo a Federação Internacional de Diabetes, afeta mais de 400 milhões de pessoas no mundo.

Durante todo o dia, a equipe multidisciplinar do hospital faz teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial para diagnóstico precoce, em parceria com a prefeitura municipal. Usuários com alteração nos testes serão encaminhados para atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS). Os exames serão feitos em tendas cedidas pela administração municipal. No Brasil, o número de casos da doença preocupa: cerca de 14 milhões de pessoas são portadores de diabetes, e 500 novos casos são descobertos por dia.

Segundo o diretor executivo do HGT, José Batista Luz Neto, a campanha também tem o objetivo de diagnosticar os indivíduos que desconhecem ter diabetes ou hipertensão. “Vamos orientar sobre os cuidados com a saúde, alimentação saudável e importância da atividade física. Sugerir mudança no estilo de vida”, diz, informando que este ano a ação é destinada a pessoas com mais 25 anos e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

A Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus constituem os principais fatores de risco para as doenças do aparelho circulatório. A primeira está relacionada a 80% dos casos de acidente vascular encefálico e 60% dos casos de doença isquêmica do coração. Entre as complicações mais frequentes decorrentes do diabetes estão o infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal crônica, amputações de pés e pernas, cegueira definitiva, abortos e mortes perinatais. O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.