Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Concerto no Theatro da Paz encerra o Encontro de Percussão nesta sexta

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/11/2015 15h57

Concerto nesta sexta-feira (20), às 20h, no Theatro da Paz, marca o encerramento do VII Encontro de Percussão, também chamado de A Festa do Ritmo, e festeja os 120 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes. A apresentação reúne o Grupo de Percussão da Fundação Carlos Gomes (FCG), o BachPará (Grupo de Percussão do Bacharelado em Música do IECG) e a Banda Sinfônica da FCG.

No concerto, a Banda Sinfônica da FCG irá agregar ao naipe de percussão os instrumentos de sopro. “O sopro e a percussão formam a banda, e neste concerto vamos somar ao grupo de percussão”, diz o maestro Amilcar Gomes, regente titular da sinfônica.  O músico explica que a percussão está presente em diversas formações instrumentais como bandas e orquestras. “É uma formação com colorido orquestral e potencial sonoro muito grande devido à diversidade de instrumentos de sopro e percussão”, detalha.

O concerto será uma oportunidade de apreciar o trabalho dos grupos de percussão do Instituto Estadual Carlos Gomes e a atuação deles na banda sinfônica executando músicas compostas especialmente para essa formação musical. “A percussão de banda sinfônica é muito maior do que de uma orquestra. Geralmente são sete percussionistas, e cada um toca em média três instrumentos em uma única peça. Os músicos são instrumentistas que têm de ter muita versatilidade. Essa soma, esse casamento, entre sopros e percussão, compõe a banda sinfônica”, diz o maestro.

O repertório do concerto terá músicas de compositores das Américas, como o equatoriano Wilson Haro, o norte-americano Alfred Reed e o saxofonista e compositor brasileiro Renato Goulart. “Vamos fazer uma homenagem ao compositor Alfred Reed, que completou dez anos de morte e que é um grande ícone da música escrita para Banda Sinfônica”, contou o maestro.

Em uma das músicas que serão apresentadas, haverá a participação de dois alunos de percussão do bacharelado em música como solistas. “Eles vão tocar marimba na música ‘El Agua Zurumba’, ao lado do professor de percussão Marcos matos. Nessa mesma peça o também professor de percussão do IECG Ricardo Aquino vai cantar e tocar Bombo Leguero, um tambor típico dos Andes”.

Em fevereiro de 2015, o Instituto Estadual Carlos Gomes completou 120 anos de fundação. A instituição recebeu de presente, totalmente reformado, o prédio que abriga o instituto. Para marcar a data foi confeccionada uma medalha comemorativa que foi entregue para professores, servidores e autoridades que contribuíram para o trabalho desenvolvido pelo IECG na formação de gerações de músicos em nosso estado. Atualmente dois mil alunos estudam no instituto, que é a terceira mais antiga instituição de ensino musical do Brasil.

Serviço: Concerto de Encerramento VII Encontro de Percussão do IECG – Festa do Ritmo. Sexta-feira (20), às 20h, no Theatro da Paz. Entrada franca, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro a partir de 9h da manhã.