Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Crianças atendidas no Ophir Loyola recebem ação solidária da PRF

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/11/2015 18h17

No colo do pai, José Cordeiro, o pequeno Gustavo Rocha, 6 anos, acompanhava atento à movimentação no salão da Associação Voluntária de Apoio à Oncologia (Avao), parceira do Hospital Ophir Loyola. Ele e as demais crianças em tratamento contra o câncer participaram de atividade inusitada na manhã desta quinta-feira (19), durante a ação “Policiais Contra o Câncer Infantil”, promovida pela Comissão Regional de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com instituições e empresas solidárias.

Palhaços, personagens infantis, brincadeiras, cantigas, brinquedos, fotos, motocicletas e balões fizeram a alegria dos pacientes. “Toda novidade é bem-vinda para as crianças. Elas adoram interagir com tudo que desperte a atenção delas”, disse José Cordeiro. A programação também foi aprovada por Cleide Lousada, 31 anos, que levou a filha Eduarda Vitória para as atividades lúdicas. “A gente percebe nos olhos dos nossos filhos que eles esquecem um pouco o tratamento para vivenciar um momento prazeroso como esse”, disse ela.

A ação se iniciou no ano passado, em caráter experimental na cidade de Goiânia (GO). Atualmente é executada pela PRF em vários Estados, e ocorrerá todos os anos, no mês de novembro, em alusão à campanha Novembro Dourado, que alerta para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e estimula ações educativas e a promoção de eventos que tratem das políticas de atenção integral às crianças e adolescentes com câncer.

A inspetora Marisol Mota, da PRF, afirmou que essa é uma oportunidade única em meio à rotina de violência e criminalidade vivenciada pelos policiais. “É um aprendizado e uma grande lição de vida. Percebemos que, apesar do sofrimento, privações e limitações impostas pelo câncer, elas não perderam a alegria e esperança de dias melhores”, afirmou. Para Marisol, o mais importante é sentir que fizeram a diferença. “Ganhamos abraços e sorrisos, e isso nos fortaleceu para continuar o nosso trabalho”, destacou a inspetora.

“O lema da PRF é ser polícia com cidadania. Trabalhamos com muitas situações difíceis, então é ótima essa aproximação para mostrar que todos somos iguais e que fazemos parte da sociedade, apesar dessa difícil missão que temos em defesa da vida”, completou a policial Letícia Alves.

Uma atitude humanitária chamou a atenção: boa parte dos policiais raspou a cabeça em gesto de solidariedade à perda de cabelo ocasionada pela quimioterapia. “Realmente foi algo maravilhoso. Além de levantar a autoestima das crianças com a ausência de cabelo em pessoas percebidas por elas como heróis, muitas delas realizaram o sonho de serem fotografadas nas motos da Polícia Rodoviária Federal”, afirmou a presidente da Avao, Ana klautau.

Durante a programação, também foram doados brinquedos e mais de mil fraldas geriátricas. Para o diretor geral do Hospital Ophir Loyola, Luiz Cláudio Chaves, essa é uma importante parceria de solidariedade. “Eles escolheram a Avao, que é um braço solidário do hospital. Essa parceria trouxe uma troca de energia altamente positiva entre as crianças e os policiais. Certamente chama atenção de toda a sociedade para a importância de um evento como esse”, afirmou.