Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Radares da Almirante Barroso passam por nova verificação do Imetropará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/11/2015 11h54

Nesta terça, 24, e quarta-feira, 25, os radares instalados na avenida Almirante Barroso passam, a partir das 23h, por nova aferição do Imetropará (Instituto de Metrologia do Estado do Pará). Com a redução da velocidade na via, de 60 para 50 quilômetros por hora, é necessário verificar o funcionamento dos equipamentos, que estão localizados nos seguintes pontos: Almirante Barroso com a travessa Lomas Valentina, no Marco; com a Avenida Júlio César; e com a Avenida Tavares Bastos, ambos no Souza. Somente depois que o órgão emitir laudos dos aparelhos é que os radares passarão a registrar o novo limite de velocidade (50 km/h).

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) decidiu pela redução da velocidade máxima na Avenida, considerada em um dos principais corredores de trânsito da cidade, após avaliar laudos de acidentes, dados estatísticos e a reclamação das pessoas que utilizam a via.

A verificação dos medidores de velocidade para veículos automotivos (radares) é realizada em todo o Estado do Pará seguindo o Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria Inmetro nº 115/1998. O órgão fiscaliza os instrumentos e verifica a exatidão das medições efetuadas por estes equipamentos. Os radares em uso são submetidos à verificação de caráter obrigatório anualmente.

"A verificação destes medidores de velocidade (radares) é feita pelo técnico do Imetropará, que confere se a velocidade indicada é a mesma fornecida pelo aparelho medidor. Os testes são realizados em cinco velocidades diferentes e os equipamentos aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano" explica o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.