Unidade da Jucepa em Jacundá agiliza regularização da atividade empresarial
Os empreendedores do município de Jacundá, na região Sudeste do Estado, não precisam mais se deslocar até a cidade de Marabá, distante cerca de 100km, para regularizar seus empreendimentos. A partir de agora o serviço de registro mercantil pode ser feito no próprio município, que ganhou nesta quarta-feira, 25, uma Unidade Desconcentrada (UD) da Junta Comercial do Pará (Jucepa).
“A missão da Jucepa, hoje, não é mais simplesmente fazer um registro de empresas, mas sim fomentar o desenvolvimento. Por isso a desconcentração é tão importante. À medida que nós implantamos unidades desconcentradas em qualquer município, nós temos certeza que esse município vai se desenvolver mais ainda”, afirmou o vice-presidente da Junta Comercial, Mauro Leônidas, que representou a presidente, Cilene Sabino, na cerimônia de inauguração.
As UD's funcionam como coordenadorias regionais da Jucepa e permitem que o registro das empresas passe a ser feito na própria cidade. Segundo o secretário geral da mais nova unidade, José Cláudio Alves, isso representa mais facilidade para a regularização da atividade empresarial nos municípios e, consequentemente, uma melhoria de arrecadação tanto para o Estado quanto para os municípios. “Nas quatro últimas unidades implantadas nós constatamos um crescimento de 30 a 40% da receita municipal, entre impostos e tributos relativos a atividade empresarial”, informou José Cláudio.
A UD Jacundá é a segunda Unidade Desconcentrada inaugurada esse ano. Com ela, já são 19 postos de atendimento da Jucepa em funcionamento no interior do Estado e Região Metropolitana. Estão previstas ainda inaugurações em Breves, Eldorado dos Carajás e São Miguel do Guamá, até o final do ano, e já foram iniciados os processos de implantação em Dom Eliseu, Anajás e Acará. “Esses empresários terão menos despesas para regularizar suas empresas, uma vez que você evita os custos com deslocamentos, principalmente em um estado com grandes dimensões como o nosso”, ressalta o vice-presidente da Jucepa, Mauro Leônidas.
Essa é justamente a expectativa da administração municipal. “Para as empresas, para o comércio, para o município, é uma realização muito grande. Nós vamos evitar que as pessoas tenham que se deslocar para outro município, já que ela vai poder fazer o serviço aqui mesmo na cidade”, comentou o vice-prefeito Itonir Tavares. “É mais facilidade para que o empreendedor informal se legalize e isso gera um incremento real para o seu negócio. O empresário que comprava com o seu CPF e não podia vender para o poder público e para os grandes empreendimentos, hoje, legalizado, totalmente formalizado, tem a oportunidade de oferecer o seu produto para todo esse mercado”, completou o secretário geral José Cláudio.
A unidade de Jacundá funciona na sede da Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Agronegócio (Semica), localizada na Rua Bahia, S/N, na área central do município. O horário de funcionamento é das 8h às 14 horas.