Fasepa e Pro Paz preparam adolescentes internos para prova do Enem
Na próxima semana, entre os dias 1º e 2 de dezembro, serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 para candidatos privados de liberdade do sistema penal e jovens que cumprem medidas socioeducativas. Com o objetivo de preparar melhor os socioeducandos, uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e Fundação Pro Paz levou professores do projeto Pro Paz Enem para dentro das unidades socioeducativas da região metropolitana de Belém. As atividades seguem até a próxima segunda-feira (30), véspera da prova.
A aula do Pro Paz Enem leva os últimos ensinamentos e dicas para um bom desempenho na hora da prova. A ação também oferece um reforço ao que foi aprendido pelos socioeducandos dentro das unidades, já que todos os adolescentes da Fasepa contam com a escolarização dentro dos espaços socioeducativos realizados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), conforme recomenda o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Um dos participantes é o jovem de 18 anos que cumpre medida socioeducativa no Centro de Adolescentes em Semiliberdade (CAS). Para ele as aulas servem como um reforço para prova e se diz pronto para buscar uma vaga na universidade. “Aprendo muitas coisas nas aulas e espero tirar uma boa nota. Vai ajudar muito e espero que dê certo na hora da prova”, diz.
A pedagoga do CAS, Jandira Figueiredo, acompanhou as provas que foram aplicadas no ano passado e para ela o Pro Paz Enem será fundamental para que os alunos façam a prova ainda mais preparados. “Estou muito feliz e me sinto realizada em ver os meninos contando com uma boa preparação para o Enem. Espero que nas próximas edições essa parceria cresça para que eles tenham oportunidades melhores”, declarou.
A coordenadora do Pro Paz Enem, Tatiana Melo, disse que a experiência nas unidades socioeducativas e no sistema prisional tem surpreendido pelo grande interesse demonstrando pelos internos que buscam na prova do Enem, uma oportunidade para recomeçar. “Vamos fazer um apanhado geral das principais disciplinas para ajudá-los na prova com os nossos principais professores. Os alunos estão nos surpreendendo com a participação nas aulas e o empenho, são histórias fantásticas de vida que podemos ver até mesmo nas redações escritas pelos alunos”, explica.
O conteúdo das provas do Enem 2015 PPL é o mesmo do Exame convencional. Ao todo, serão 180 questões de múltipla escolha divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.