Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS HUMANOS

Pro Paz realiza palestras pelo fim da violência contra a mulher

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/11/2015 13h41

A Fundação Pro Paz por meio de seus programas e em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), realizou na última semana uma série de palestras sobre a violência contra a mulher em escolas da rede pública de ensino e no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em Belém. No interior, diferentes núcleos do Pro Paz Integrado também realizaram ações em alusão ao evento. As atividades fazem parte da programação do Governo do Pará na campanha nacional “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”.

O objetivo das palestras era sensibilizar, orientar e prevenir a comunidade acadêmica a respeito da violência contra a mulher, como uma medida de prevenção no combate à esse crime. Os estudantes eram, em sua maioria, adolescentes, o que tornou a ação mais desafiadora, mas também com fundamental importância. A linguagem e até mesmo a duração das palestras foram adequadas para atender melhor ao público. “Dar foco a essa faixa etária é primordial porque os adolescentes são seres em formação e, por isso, é importante trabalhar com eles na perspectiva da conscientização, para podermos quebrar paradigmas e concepções de que o homem seria superior à mulher”, explica a psicóloga Kátia Silva, integrante do Pro Paz Mulher e palestrante da programação.

Em formato acessível, as palestras mantiveram um aspecto de diálogo, no qual palestrante e participante interagiam com perguntas, comentários e respostas, promovendo uma troca de experiências e, assim, dando um teor lúdico ao conhecimento. A última palestra da programação ocorreu na sexta-feira (27) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Olímpio, no bairro de Canudos.

A campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” é promovida em todo o Brasil. O Estado do Pará aderiu à programação nacional no início de outubro como medida de conscientização pública para contribuir com o trabalho que vem sendo feito de forma intensiva para garantir o direito da mulher e fomentar a cultura de paz.

Como encerramento da campanha será realizado, no dia 2 de dezembro, um evento com atividades culturais e serviços gratuitos de saúde e beleza a partir das 08h, no Ginásio da Universidade Federal Rural do Pará (UFRA), local que sedia atividades do Pro Paz nos Bairros. O evento, que tem como tema Mulher: de direitos, de paz, de ser”, contará com atividades desenvolvidas nas escolas integrantes da Unidade Seduc na Escola (USE 6) sobre o tema, por meio de apresentações de dança e amostra de vídeos conscientizantes. A programação é resultado da parceria do Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Pro Paz com a da Secretaria de Educação (Seduc), de Justiça e dos Direitos Humanos e Municipal da Saúde (Sesma).