Santa Casa participa de Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal
A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, por ser a maior maternidade da região Norte, fará parte da IX Edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (Cobeon) e da III Edição do Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (Cieon), que serão realizados de 3 a 4 de dezembro no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
Com o tema “Enfermagem obstétrica e neonatal: impactos, conquistas e desafios à saúde sexual e reprodutiva, para uma maternidade segura e prazerosa”, os eventos reunirão mais de 2 mil profissionais de saúde, entre enfermeiros, médicos, residentes e estudantes da área de obstetrícia e neonatologia do Brasil e do Mundo.
No dia 3 de dezembro, cerca de 45 participantes conhecerão a maternidade Dr. Almir Gabriel e acompanharão todo o fluxo do atendimento de referência à gestante de alto risco do estado do Pará. Os profissionais e residentes de outros estados vão realizar uma visita técnica e monitorada que apresentará toda a rotina da equipe multiprofissional da Santa casa que realiza mensalmente 3.700 atendimentos de urgência e emergência e 850 partos, num total de 84% de gestações de alto risco.
Segundo a presidente da Fundação Santa Casa, Rosangela Brandão Monteiro, a vinda desses profissionais será um grande momento de troca de experiências. “Vamos demonstrar aos participantes os processos dos trabalhos realizados nas unidades e protocolos de atendimento como: boas práticas na maternidade, acolhimento e classificação de risco, boas práticas de parto e nascimento e a importância do aleitamento materno exclusivo, por sermos um Hospital Amigo da Criança. Além da técnica, aqui o trabalho humanizado, o que acaba sendo um diferencial na vida das pacientes”, relatou.
Já para a enfermeira e gerente do Centro Obstétrico e do Pré-parto, Parto e Puerpério (PPP), Lilian Pinheiro, a expectativa da participação da Santa Casa no congresso é grande. “A Santa Casa tem papel fundamental para o atendimento de todo o estado do Pará. E essa programação será muito importante pois vamos apresentar a realidade do nosso estado e conhecer a de outras localidades. Vamos divulgar nossos serviços e todas as particularidades que nós recebemos”, informou.
Além da visita técnica, a Santa Casa participará da mesa de abertura do evento, que será realizada dia 2 de dezembro, no Hangar, com a presença da presidente, das diretoras e das gerentes do setor assistencial. E estará com um stand dentro do Congresso para apresentar o trabalho para os demais participantes que não conseguirão vir até a Fundação.