Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

PM forma 293 alunos do Proerd com técnicas de combate ao uso de drogas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/12/2015 16h03

Centenas de famílias comemoram na manhã desta terça-feira, 1º, a formatura de 293 crianças e adolescentes que chegaram ao fim de mais uma etapa do Programa Educacional de Resistência a Drogas e Violência (Proerd). A cerimônia aconteceu na sede da igreja Assembleia de Deus, em Icoaraci, e reuniu alunos das escolas estaduais Rodolfo Tourinho e Odete Marvão, além da escola Municipal Ogivanilze Moreira de Moura.

Os recém-formados assumiram o compromisso de serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e serem promotores de uma cultura de paz na sociedade.

“O meu filho mudou bastante, principalmente o comportamento. Agora, ele até explica para os irmãos a não andar com pessoas erradas e o quanto as drogas fazem mal”, detalhou Alda Moraes, de 37 anos, mãe de Diego Costa, de 11 anos, aluno atendido pelo Proerd e participou dos três meses do curso. “Agora estou preparado a dizer não às drogas. Todo mundo tem que saber que droga só faz mal a saúde”, completou o estudante.

No Pará o Proerd iniciou em 2003, nos municípios de Barcarena, Augusto Corrêa e Conceição do Araguaia. Desde então, já formou aproximadamente 200 mil crianças e jovens. O objetivo da coordenação do programa é aumentar o número de estudantes atendidos. “Estamos investindo na prevenção primária porque achamos que este é o caminho. E a nossa satisfação é saber que hoje, mais crianças estão capacitadas para resistirem às drogas e à violência. Agora em dezembro, ainda teremos a formatura geral, com 3.200 alunos. Estamos muito felizes”, contou o tenente coronel Juniso Honorato.

O Programa - Em 2015, o programa formou 42 mil estudantes em todo o Estado, sendo 6.290 somente na capital. Desenvolvido em sala de aula, em 10 lições ministradas por policiais militares devidamente capacitados na metodologia do programa que preconiza técnicas eficazes de ensinar a resistência quanto ao uso de drogas e violência. O Proerd é considerado um importante instrumento no combate à violência escolar e ao tráfico de drogas.