Atrações gastronômicas na programação da FITA 2017
Entre as novidades da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) 2017 está um espaço gastronômico que inclui eventos, capacitações e comercialização de produtos. No ‘Cozinha Show’ ocorrerão capacitações e o no Empório de Produtos da Amazônia a comercialização de produtos da gastronomia paraense. As atrações são resultado de uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae no Pará) com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
Outra novidade da FITA será a realização de um almoço com produtos que estão em processo de obtenção da Indicação Geográfica (IG) no Pará, que são o cacau de Tomé Açu, a farinha de Bragança e o queijo do Marajó. O evento será coordenado pelo Comitê de Indicação Geográfica e os produtos serão servidos associados às rotas gastronômicas do estado, como Chocolate do Combu, feijão manteiguinha de Santarém, entre outros.
A ação faz parte do Fórum de Marcas Coletivas, no qual a Setur apresentará a construção e abordagem técnica da obtenção de uma marca coletiva, demonstrando o principal case do Pará, as cuias de Aritapera. “O Sebrae irá realizar também, uma apresentação de como se pode atuar com grupos empresariais para identificação de potencialidades de IG, organização e estruturação do grupo para obtenção da marca e posteriormente com a potencialização para mercado”, comentou Fabrizio Guaglianone, diretor-superintendente do Sebrae no Pará. No estado, mais de 30 instituições integram o Comitê de Indicação Geográfica.
Espaço Gastronômico e Cozinha Show – Espaço de 120 m² que irá comportar 40 lugares de acesso gratuito. Serão 11 oficinas gastronômicas, com o propósito de demonstrar a potencialidade dos insumos da Amazônia na gastronomia paraense e nacional. Chefs gastronômicos e produtores de alimentos estarão juntos no palco para enfatizar a valorização do tema “da origem à mesa” uma das abordagens do food experience.
Sabores do Caeté – Outro evento muito esperado será o ‘Sabores do Caeté’. Coordenado pelo Escritório Regional do Sebrae na região do Caeté, o estande vai promover o II Circuito Sabores do Caeté de Bragança, que ocorrerá em novembro deste ano e que tem como objetivo promover a gastronomia bragantina durante um mês, quando os visitantes poderão fazer um tour nos restaurantes da região e saborear pratos elaborados com ingredientes regionais e inspirados nos sabores da terra da marujada. Além de promoção do evento, o espaço vai comercializar pratos dos restaurantes participantes do evento, como o Salgateua, churrascaria Marzuka, Benquerença e Onça Mansa.
Empório de Produtos da Amazônia - Espaço para exposição e comercialização, pelos próprios produtores, dos produtos utilizados na cozinha show. Assim, os participantes das oficinas poderão sair da cozinha e ir diretamente para o espaço a fim de obter os insumos. O espaço também está aberto ao público externo da Feira. A comercialização é feita diretamente com o responsável do produto. Os produtos serão comercializados pelos empresários da região metropolitana de Belém, do Caeté, Capim, Guamá, Marajó – todos do segmento de alimentos e bebidas.
Serviço:
VII Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA)
De 21 a 24 de setembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia
(Com a colaboração de Jecyone Pinheiro / Ascom Sebrae-PA)