Hospital Geral de Tailândia reforça ações de conscientização contra o HIV
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado dia 1º de dezembro, foi tema de uma campanha organizada ao longo desta semana pelo Hospital Geral de Tailândia (HGT), na região nordeste do Estado. A programação contou com ações educativas voltadas a colaboradores, usuários, acompanhantes e a comunidade em geral, com o objetivo de alertar sobre os perigos da doença e a necessidade de maior conscientização e prevenção contra o vírus HIV, que só no Brasil já atinje mais de 500 mil pessoas, segundo o Ministério da Saúde (MS).
Além de palestras e orientações sobre o tema, o público recebeu material educativo e preservativos, distribuídos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital, pedagoga Elizabett Gomes, explica que as atividades foram desenvolvidas nas áreas de atendimento dos usuários e nos demais setores, com foco nos colaboradores. “Temos um calendário anual de ações educativas e preventivas voltado justamente para a conscientização dos públicos interno e externo sobre a necessidade de se priorizar um estilo de vida mais saudável”, esclareceu.
O uso de camisinha em todas as relações sexuais é a principal arma contra o contágio, assim como evitar compartilhar seringas e outros objetos que possam servir como via de introdução do vírus no organismo", alerta o diretor executivo do hospital, José Batista Luz Neto, reforçando a necessidade de maiores cuidados e ações preventivas contra o HIV.