Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO INTEGRADA

Pro Paz leva ação de cidadania e conscientização ao Tenoné

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/12/2015 20h15

Maria Ester, 18 anos, é uma jovem mãe e além de encarar o desafio da maternidade com tão pouca idade, enfrentava até pouco tempo uma série de dificuldades geradas pela ausência de documentação civil, problema este resolvido com rapidez e comodidade durante mais uma ação do Pro Paz Cidadania em parceria com instituições parceiras. Desta vez a programação foi levada à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tenoné, no bairro de mesmo nome, em Belém, onde ela e outras dezenas de pessoas foram atendidas no último sábado, 5. Maria aproveitou a ação para tirar a carteira de trabalho e o RG. “Agora, posso inscrever meu filho no Bolsa Família e participar de programas do governo do Estado”, comemorou a jovem. 

A ação contou com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado, que na ocasião encerrou a 3ª fase da campanha "Paz: Nossa Justa Causa", e também da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil, Defensoria Pública, Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Secretarias de Estado (Sespa) e Municipal (Sesma) de Saúde Pública, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Foram ofertados serviços de emissão de primeiras e segundas vias de certidão de nascimento, carteiras de identidade e de trabalho e atendimento jurídico gratuito. Além disso, quem buscou a Escola Tenoné também dispôs de vacinação contra hepatite B e contra a febre amarela; testes rápidos de HIV, de hepatites B e C e sífilis, educação preventiva de saúde, atendimento oftalmológico para pessoas acima de 50 anos, atendimento assistencial pela Funpapa e também voltados a programas sociais do Governo Federal, bem como emissão de carteirinha estudantil, especial e sênior para o transporte coletivo urbano e cortes de cabelo.

Magali Assunção, 52 anos, foi outra beneficiada com a ação. “A minha carteira de trabalho foi roubada. Estava muito difícil ficar sem a carteira e apareceu essa oportunidade de tirar, bem aqui perto de casa. Meu marido faleceu e, para receber a pensão dele, preciso da carteira”, relatou. E na oportunidade, Magali aproveitou para verificar a pressão arterial.

Viviane Magalhães, 16 anos, foi acompanhada do tio para tentar tirar a carteira de identidade. “Esse é o primeiro documento que estou tirando, aproveitei que teve essa ação perto de casa. O documento é importante para conseguir emprego e muitas outras coisas”, justificou. “Estava tudo muito bem organizado e o atendimento foi rápido”, completou. Marcos Wesley, 18 anos, também estava na expectativa pela emissão da carteira de identidade. “Estava aqui próximo e aproveitei para tirar a segunda via do meu RG. Achei o serviço bem organizado e rápido”, contou.

Ketellen Rayane, 17 anos, também deu um passo importante durante a ação: tirou a carteira de trabalho. “Quero correr atrás da minha independência e agora sei que posso começar a me planejar."

O evento faz parte da programação da Campanha Nacional "Paz: Nossa justa causa", promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, como parte dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Durante a semana também foram realizadas palestras, show, debates e um mutirão para agilização de processos jurídicos. Na Escola Tenoné, o público ainda recebeu orientações sobre a Lei Maria da Penha.

Além da ação de cidadania levada ao bairro do Tenoné, o Pro Paz promoveu ações similares no bairro do Marco e nos municípios de Maracanã e Cachoeira do Piriá. A Caravana Pro Paz Cidadania, que já percorreu os municípios de Bagre, Curralinho e Portel, estará em Breves até esta terça-feira, dia 8, de onde segue para Melgaço, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro.