Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

São José Liberto recebe 42ª edição do Encontro de Arte

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/12/2015 14h46

No final da tarde desta sexta-feira, 11, a partir das 18h, o Espaço São José Liberto receberá a Orquestra Infantil de Violinos Lícia Arantes, Orquestra Infanto Juvenil de Cordas da Escola de Música (EMUFPA) e o grupo de música instrumental Bronzes da Amazônia. A apresentação faz parte da 42ª edição do Encontro de Arte (Enarte), dentro do projeto “A arte transcendendo a técnica”, da EMUFPA, que apresenta programação variada em diversos pontos da capital. Com entrada franca, os grupos musicais se apresentarão na capela e no Coliseu das Artes do espaço.

A Orquestra Infantil de Violinos Lícia Arantes foi criada em 2000 pelos professores Celson Gomes e Joziely Brito. Coordenada, desde então, pela professora Joziely Brito, seus objetivos buscam o desenvolvimento do trabalho em grupo, a socialização e a extensão das atividades aplicadas em classe. O grupo musical participa, ativamente, de eventos da área, como o Enarte, concertos natalinos, Projeto Sexta da Arte, projetos sociais (como o Junho com Solidariedade e o Natal Solidário), recitais na EMUFPA e nas principais salas da cidade.

Composta por cerca de 30 crianças, com idades entre 5 e 12 anos, a orquestra foi uma das atrações do encontro no São José Liberto, na edição de 2014, quando apresentou canções de musicais e natalinas. Para executar o repertório no Enarte, os músicos mirins preparam-se por cerca de três meses.

A Orquestra Infanto Juvenil de Cordas Helena Maia tem como regente a professora Silvia Matos e foi criada em agosto de 2004, por iniciativa dos professores de cordas da Escola de Música. Com o objetivo central de proporcionar aos alunos de cordas do nível básico a prática de conjunto, do repertório da orquestra constam obras de todas as épocas. A execução das obras proporciona aos seus integrantes o desenvolvimento de aspectos técnicos e musicais. Desde sua criação, a Orquestra Helena Maia tem participado de concertos no Theatro da Paz, dentro da programação do Enarte, concertos natalinos e outros, como projetos em conjuntos com Grupo de Flauta Doce Artette Pinheiro e com a Orquestra Infantil Lícia Arantes.

Já o Bronzes da Amazônia, criado no ano passado com o objetivo de mostrar as possibilidades dos instrumentos de metais e incentivar o lado artístico dos seus intérpretes, tem a música instrumental como estilo musical. O grupo é formado por Jonatas Pereira (trompete), Hans Trindade (trompete), Sóstenes Siqueira (trompa), Benedito Júnior (trombone) e Paulo Fonseca (tuba). No repertório do grupo estão interpretações de criações de autores paraenses, entre outras.

A promoção é da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da EMUFPA e do Instituto de Ciências da Arte (ICA), com apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP), do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), da Secretaria de Cultura (Secul), do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Fundação Amazônia de Música, do Museu de Arte Sacra do Pará (MAS), entre outros.

(Com informações de Ascom Igama)