Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Projeto Carinhoterapia da Santa Casa faz um ano em clima natalino

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/12/2015 19h09

Completando exato um ano nesta quinta-feira (17), o projeto Carinhoterapia, da Santa Casa, reuniu servidores e voluntários da Gerência de Farmácia, na Pediatria da Unidade Materno Infantil Almir Gabriel. “A palavra que define esse projeto é gratidão. Gostaria de agradecer a todos que sempre puderam participar desse trabalho, que é muito satisfatório. Conseguir fazer com que uma criança se sinta melhor é um sentimento indescritível”, disse a gerente de Farmácia e idealizadora do projeto, Brenda Batista.

A ação ocorreu junto com o Natal da Pediatra, que durou a tarde inteira, para as crianças internadas no hospital, com a presença do Papai e da Mamãe Noel, que distribuíram presentes. Houve ainda brincadeiras, pintura nos rostos das crianças e muita música para levantar o astral dos pacientes.

Para Maria Dolores, mãe de Fernando, de 4 anos, que está internado há dez dias no hospital e passou por uma cirurgia, o dia estava sendo mágico. “Ele ainda está debilitado por conta da cirurgia e reclama de dores, mas hoje, com a vinda do Papai Noel, ele ficou animado. Como ele não pode levantar da cama, fez questão que o Papai Noel e os cantores entrassem aqui no quarto. Isso fez o dia do meu filho ser menos dolorido, com certeza”, disse a mãe.

 Durante o ano de 2015, as edições da Carinhoterapia ocorreram no Carnaval, Páscoa, Dia das Crianças e, para fechar o ano, no Natal. Todas foram marcadas por muita emoção. “Estou no projeto desde o inicio, então acabamos vivenciando muitas histórias. Uma que marcou foi a de uma menina que estava internada há duas semanas, e a mãe disse que desde a internação ela não dava um sorriso. Com a nossa visita, ela voltou a sorrir novamente. Saber que somos capazes de transformar o estado de uma criança é o que compensa”, disse Giovana Pinheiro, da Gerência da Farmácia.

A Carinhoterapia é um projeto que nasceu entre os servidores da Gerência de Farmácia da Santa Casa, com o objetivo de tornar o ambiente hospitalar mais agradável e fazer com que os pacientes respondam mais rapidamente ao tratamento. Eles atuam juntos com o Comitê de Humanização, que trabalha também na melhora do paciente por meio das ações do hospital.

“Humanização não é só ser humano. Nosso trabalho aqui vai além da medicação. Olhamos para essas crianças com todas as necessidades que elas têm e assim conseguimos mudar a vida delas para que essa passagem pelo hospital não seja dolorosa. Isso que é humanização”, definiu a coordenadora do comitê de humanização da fundação, Clévia Dantas.