Concerto homenageia 120 anos do IECG e revela talento das novas gerações de músicos
Coros, Orquestra e grupos musicais infanto-juvenis participaram, na noite desta quinta-feira (17), do primeiro dos dois concertos da programação de encerramento das homenagens pelos 120 anos de fundação do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). O Coral Experimental Doris Azevedo apresentou Valsas do compositor alemão Johannes Brahms escritas para piano a quatro mãos. Os jovens cantores foram acompanhados pelos pianistas Rodolfo Santana e Felipe Andrade,sob a regência do professor Eduardo Nascimento. Na sequência, o público pode conferir o trabalho do Coro Carlos Gomes, que está completando 20 anos de existência e em 2015 voltou a ser coordenado pela maestrina cubana Maria Antônia Jimenez. A apresentação, que teve repertório só de canções natalinas,como ‘Noite Azul’, ‘White Christmas’ e ‘O canto dos Sinos’, emocionou a platéia e foi muito aplaudida.
O Grupo Flautas Doces da Amazônia, formado por crianças, jovens e adultos, mostrou um pouco do trabalho realizado no IECG com os alunos e professores desse instrumento. No palco, os músicos utilizam diversos tipos de flautas. O repertório trouxe obras de compositores eruditos e também composições de autores paraenses, como 'Nostálgico', do flautista Yuri Guedelha, e 'Imagem de Nós', do maestro Luiz Pardal.
Mas quem cativou mesmo o público foi o grupo Sementes do Choro, formado por crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos. Além do Chorinho, eles apresentaram composições de cantores como Marisa Monte e Arnaldo Antunes. A cantora Amanda Vieira, de 12 anos, interpretou lindamente a canção 'Ainda lembro'. "Foi muito emocionante. Eu gosto muito de cantar as canções da Marisa", contou a menina, que estuda há um ano no Instituto e foi descoberta pelo professor Cizinho Pamplona, durante uma apresentação na escola em que estuda.
Para o grupo, tocar no Theatro da Paz não é uma novidade. Este ano eles já se apresentaram para estudantes de escolas públicas durante o projeto 'Concertos Didáticos'. Na apresentação de ontem eles tiveram de estender o repertório para atender ao tradicional pedido de 'bis' do público. Apesar da pouca idade, os integrantes dizem que já estão acostumados com a receptividade que encontram quando estão no palco. ‘É sempre assim quando a gente toca. Todo mundo pede mais. É a realização de um sonho tocar nesse teatro’, declarou Denys Lee, de 13 anos, que toca violão de seis cordas e há oito anos estuda o instrumento no IECG.
Após os meninos do chorinho, foi a vez da Orquestra Jovem da Fundação Carlos Gomes subir ao palco e arrancar aplausos do público interpretand,o ao final do concerto, composições natalinas. A regência foi do professor Rodrigo Moraes, que coordena os mais de 40 jovens que integram atualmente o conjunto.
A noite ainda teve entrega de medalhas para doze pessoas que de alguma forma contribuíram para o ensino da música no estado. Foram homenageados com a medalha dos 120 anos e com o diploma seis servidores da Fundação Carlos Gomes, além de dois representantes do Clero e ainda o chefe da Casa Civil da Governadoria, José Megale Filho.
Neste sábado (19), a programação de encerramento das comemorações pelos 120 anos do IECG apresenta o concerto 'Ópera Viva', com cantores líricos do Núcleo de Ópera do Instituto interpretando árias e cenas de óperas famosas.