Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Fim de ano da Cultura tem atrações para todos os gostos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/12/2015 15h50

A Cultura Rede de Comunicação preparou uma programação especial para telespectadores e ouvintes neste final de ano. A TV Cultura exibirá espetáculos, documentários produzidos pela emissora, registros de shows e outras atrações, de 22 de dezembro até o dia 1º de janeiro de 2016, sempre às 21h. A Cultura FM terá programas temáticos de 21 a 25 de dezembro, destacando grandes nomes da música nacional e internacional, sempre às 17h, com reprise às 23h.

O mestre João Gilberto abre a programação especial de Natal da Cultura FM, no programa apresentado por Osvaldo Bellarmino, nesta segunda-feira, dia 21, às 17h. Bellarmino promete mostrar aos ouvintes as várias facetas do compositor que tornou-se ícone da bossa nova, um dos mais importantes movimentos musicais brasileiros. “Serão 15 músicas, todas interpretadas por ele. João Gilberto tem fama de rabugento, mas ele pede apenas que o som seja impecável, como deve ser”, diz o apresentador.

A emissora segue com programação especial durante toda a semana: no dia 22, o tema será Orlando Silva, com apresentação de Léo Bitar; no dia 23, Canções de amor italianas, com Ana Clara; no dia 24, o Natal de Elvis Presley e Beach Boys, com Arthur Castro; e no dia 25, um recital natalino gravado no Estúdio Edgar Proença reunindo vários corais.     

Na TV Cultura (Canal 2), a programação especial começa nesta terça-feira, 22, às 21h, com a exibição da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet. A montagem teve direção cênica do cineasta Fernando Meirelles, integrando o XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz. O enredo é centrado em dois personagens: Zurga, interpretado pelo barítono Leonardo Neiva, e Nadir, interpretado pelo tenor Fernando Portari, que disputam o amor da bela sacerdotisa Leila, vivida pela soprano Camila Titinger. Completa o grupo de solistas o baixo barítono paraense Andrey Mira.

Na quarta-feira, 23, será exibido o documentário “Pau e Corda: Histórias de Carimbó”, de Robson Fonseca, que conta a história de quatro grupos de carimbó de quatro cidades paraenses: Sancari (Belém), Os Quentes da Madrugada (Santarém Novo), O Uirapuru (Marapanim) e Sabiá (Curuçá). O documentário é centrado nos relatos pessoais dos integrantes, apresentando o processo de criação de cada grupo que representa a cultura tradicional paraense.  

No dia 24, quinta-feira, a emissora leva ao ar um dos mais belos espetáculos de Natal, “O Quebra-Nozes”, gravado com exclusividade pela TV Cultura de São Paulo. A obra-prima de Tchaikovsky, que retrata a fantástica história de Clara e seu precioso boneco Quebra-Nozes, presente de seu padrinho, o mago Drosselmeyer, e sua viagem encantada do Reino das Neves até o Reino dos Doces, é um dos três balés do compositor russo.

No dia 25, sexta-feira, será a vez do documentário “Beneditos”, de Lygia Maria, que mostra a diversidade e a riqueza cultural da Marujada de São Benedito, desde os rituais da Esmolação, eventos que refletem a devoção do povo bragantino a São Benedito. No dia 26, será exibido o concerto da Amazônia Jazz Band apresentado em frente à Igreja São João Batista, em Icoaraci, dentro da programação “Natal com Arte em Toda Parte”, da Secretaria de Cultura (Secult).

No dia 26, sábado, será reprisado o “Conexão Especial 30 Anos de Rádio”, com apresentação de Adelaide Oliveira, presidente da Cultura Rede de Comunicação. O programa marcou o lançamento do álbum duplo do guitarrista Pio Lobato, um dos mais importantes artistas da música contemporânea paraense. No dia 27, domingo, a TV Cultura exibe o documentário “Mosqueiro: Ilha dos Sabores”, de Roger Paes, que faz um passeio pela bucólica Ilha de Mosqueiro, apresentando as preciosidades gastronômicas do local.

No dia 28, segunda-feira, entra em cena outro documentário produzido pela emissora, com direção de Roger Paes: “Cametá: Histórias para Ouvir e Contar” mostra a riqueza cultural do município localizado na Região do Baixo Tocantins, registrando histórias repassadas de geração a geração. 

No dia 30, roqueiros de todas as tribos se reúnem para conferir o documentário “Balanço do Rock: A mais tribal de todas as festas”, com direção de Robson Fonseca, que conta a história do programa que ajudou a fomentar o cenário do rock paraense. Encerrando a programação, no dia 1º de janeiro de 2016, será exibido o show “Balanço do Rock”, gravado no Teatro Waldemar Henrique, que reuniu alguns dos principais integrantes das bandas de rock do Estado.