Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa convoca doadores para recompor estoque de sangue

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/01/2015 17h14

A Fundação Hemopa convoca doadores de sangue para reforçar o estoque estratégico. Em dezembro houve redução no comparecimento de doadores, devido ao período festivo e às férias escolares. Além da sede do hemocentro, os voluntários têm a opção de doar na Estação de Coleta Hemopa Castanheira, inaugurada em 10 de dezembro do ano passado, no térreo do Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping.

O novo ponto de coleta fixa do Hemopa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h, com a mesma segurança, conforto e qualidade de atendimento existente na sede do hemocentro. Com equipe profissional especializada, a Estação Hemopa Castanheira tem capacidade para coletar até 150 doações/dia, além de oferecer maior acessibilidade para moradores da Região Metropolitana de Belém (RMB).

De acordo com a assistente social Olinda Campos, os sucessivos feriados de dezembro também contribuíram para a evasão de candidatos à doação de sangue não apenas no Pará, mas em toda a hemorrede brasileira. “Agora contamos com o retorno dos antigos doadores e o comparecimento de novos voluntários para brindar o novo ano que se inicia. Vamos começar 2015 tomando uma atitude nobre, que é a doação de sangue”, disse ela.

Larissa Monteiro Chaves, 19 anos, iniciou o ano atendendo ao apelo do Hemopa. Ela compareceu nesta sexta-feira (2) à sede do hemocentro para doar sangue pela primeira vez, de forma voluntária. “Assisti a uma palestra sobre doação na Cruz Vermelha, e sempre vi meu irmão mais velho vir aqui para doar. Isso me influenciou muito”, contou Larissa, moradora do bairro da Pedreira, em Belém. Agora, ela se tornará uma doadora regular.

Motivado pela necessidade do avô, internado há mais de 30 dias e precisando de sangue, o estudante de Ciências Contábeis, Pablo Henrique Cardoso Lima, 19 anos, saiu do município de Castanhal, no nordeste do Estado, para fazer sua primeira doação. “Me surpreendi com a rapidez e tranquilidade. Hoje é o meu avô quem precisa, mas quem sabe o familiar de outra pessoa não está na mesma situação? Temos que ajudar o próximo sem olhar a quem”, afirmou o estudante.

Quem pode doar sangue: pessoas com boa saúde e idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menor de 18 anos somente pode doar com autorização dos pais ou do responsável legal. Precisa ter mais de 50 kg. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três meses.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. A Estação de Coleta Hemopa Castanheira fica no térreo do Pórtico Metrópole, na BR-316, KM-01. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800280-8118 ou no site www.hemopa.pa.gov.br.