Sespa alerta para prazo final de vacinação
Crianças e adolescentes com até 15 anos continuam convocados para atualizarem o calendário de vacinação em todo país. O prazo encerra nesta sexta-feira, 22, por conta da Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, apoiada no Pará pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e executada pelas Secretarias Municipais de Saúde.
Não há metas a serem atingidas pela campanha, pois a vacinação tem sido feita de forma seletiva para a população-alvo, observando as cadernetas de vacinação e a faixa etária. Neste ano foram incluídas no calendário as vacinas contra HPV, para meninos de 11 a 14 anos, e contra Meningite, para adolescentes de ambos os sexos, de 12 e 13 anos.
Segundo informações do Ministério da Saúde (MS), o Pará recebeu 1 milhão de doses de vacinas para colocar em dia a situação vacinal de crianças e adolescentes do Estado. Desse total, 574,6 mil são doses extras destinadas para a campanha de Multivacinação 2017. Em nota técnica, a Divisão de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), informa que a estratégia “busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil”.
O documento reforça que, tendo em vista a complexidade do atual Calendário Nacional de Vacinação, que dispõe de 15 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes, é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Segundo o PNI, a estratégia de multivacinação foi adotada em 2012 e é realizada em um período determinado e curto espaço de tempo todos os anos. Na campanha, são oferecidas as vacinas da rotina, a fim de resgatar a população não vacinada ou com esquemas incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais. “Para cada vacina é estabelecido um esquema, as faixas etárias alvo, a idade mínima e máxima para receber cada dose e os intervalos ideais entre as doses”, explica a coordenadora de Imunizações da Sespa, Jaíra Ataíde.
Posto extra para HPV
A Sespa também informa que, nos dias 22 (sábado) e 23 (domingo) ainda haverá vacinação contra HPV Quadrivalente para mulheres e homens de 15 a 26 anos de idade, das 9h às 12h, no prédio do Nível Central da Sespa, na Batista Campos. A iniciativa é do Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Imunização, para otimizar os estoques disponíveis de vacina na rede de Saúde. Será a última vez que o posto extra de vacinação deverá funcionar, após três finais de semana consecutivos de serviços prestados.
Segundo Jaíra Ataíde, a vacinação para crianças e adolescentes prossegue normalmente nos postos de saúde dos municípios que ainda dispõem de vacina. “Com o fim dos estoques a vencer, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas a meninos de 11 a 14 anos de idade e meninas de 9 a 14 anos de idade, que são o público destinatário da campanha e do calendário vacinal na rotina, sendo que para eles o esquema vacinal consiste em duas doses aplicadas com intervalo de seis meses entre elas”, explicou a coordenadora.
O esquema vacinal para essa faixa etária consiste em três doses, sendo que a segunda e terceira doses são dadas dois meses e seis meses depois da primeira dose respectivamente.
Importante ressaltar que a vacinação para as faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde, ou seja, para crianças e adolescentes de nove a treze anos de idades, continua normalmente nos postos de saúde. A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o câncer do colo de útero nas mulheres e contra o câncer de pênis, orofaringe e ânus nos homens.
Vacinas que serão ofertadas na campanha de multivacinação
1. BCG: protege contra formas graves de tuberculose;
2. Hepatite B: protege contra a hepatite B;
3. Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (bactéria que causa meningite);
4. Pneumocócica 10-valente: protege contra o pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite;
5. Meningocócica C: protege contra o meningococo C, bactéria que causa meningite;
6. Rotavírus: protege contra diarreia e desidratação;
7. VIP e VOP: protegem contra os sorotipos 1, 2 e 3 da poliomielite.
8. Tríplice Bacteriana Acelular (dTpa): protege contra difteria, tétano e coqueluche
9. Dupla Adulto (dT) protege contra difteria e tétano
10. Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;
11. Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche;
12. Tetraviral: imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora;
13. Hepatite A: protege contra a hepatite A.
14. HPV: protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, dois deles responsáveis por 90% das verrugas genitais e os outros dois pelo aparecimento de cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.
15. Febre amarela: protege contra a febre amarela e é recomendada para crianças e adolescentes que vão se deslocar para áreas de mata, em qualquer canto do Brasil.
Clique no link para ver onde se vacinar em Belém e nos distritos de Icoaraci e Mosqueiro: https://pt.scribd.com/document/337007827/Unidades-Com-Sala-de-Vacinacao-Belem-e-Distritos