Atleta paraense é destaque nos Jogos Escolares da Juventude
O estudante paraense André Luis Oliveira, 14 anos, conquistou a medalha de ouro na prova dos 50 metros borboleta e a medalha de prata nos 100 metros borboleta da natação nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Curitiba. Quase quatro mil atletas de todos os estados do Brasil participam do maior evento esportivo estudantil do país que segue até esta quinta-feira (21).
André, que é aluno do Colégio Santa Emília, foi classificado para os jogos nacionais após passar pela seletiva estadual dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). “Quando olhei para o placar e para o meu tempo, por um momento, eu não acreditei no que vi, fiquei muito surpreso porque eu consegui melhorar muito o meu tempo. Nos dois anos anteriores que competi não ganhei medalha e depois de muito treino e foco trouxe duas medalhas para o Pará”, relatou o atleta.
O pai de André, Marcelo Oliveira, disse que o filho sempre foi muito agitado e para gastar um pouco essa energia resolveu matriculá-lo nas aulas de natação, mas não sabia que daria tão certo. “O André era uma criança que não parava, sempre foi muito peralta e a natação foi a melhor escolha para ele, acabou dando certo, se tornou um atleta muito responsável e focado”.
Modalidades coletivas
Os atletas das modalidades coletivas começaram a competir no último domingo, 17. Até o momento, o estado do Pará já tem quatro equipes classificadas para as semifinais do basquete (masculino e feminino), handebol masculino e no futsal masculino.
No basquete feminino o Pará venceu o estado do Mato Grosso do Sul por 34 a 25. No basquete masculino a equipe paraense derrotou Goiás por 39 a 19. No handebol masculino o Pará, representado pelo município de Parauapebas, venceu o Ceará por 15 a 12. Já no futsal o Estado goleou Mato Grosso por 7 a 1.
Delegação do Pará
O Pará viajou com uma delegação de 157 pessoas. Os estudantes competiram na categoria “A” (12 a 14 anos) nas modalidades individuais (judô, badminton, tênis de mesa, atletismo, natação, ciclismo e luta olímpica) e nas modalidades coletivas (vôlei, basquete, handebol e futsal).