Governador empossa novo comandante do Corpo de Bombeiros
O novo comandante geral do Corpo de Bombeiros do Pará, coronel Nahum Fernandes da Silva, assumiu oficialmente o cargo na manhã desta quinta-feira, 8, em uma cerimônia presidida pelo governador Simão Jatene na sede do Comando Geral dos Bombeiros, em Belém. Nesta nova etapa da gestão estadual, Nahum irá comandar a corporação em substituição ao coronel João Hilberto Sousa de Figueiredo, que chefiou o CBM entre os anos de 2012 a 2014 e agora segue para a reserva remunerada, após 33 anos dedicados à corporação.
Em seu discurso de despedida, o ex-comandante fez um balanço dos quase três anos em que esteve à frente da corporação, e destacou os avanços alcançados, entre eles a expansão dos serviços para municípios do interior, com a construção de novos quartéis, e o reequipamento das unidades já existentes. Ao todo, foram aplicados cerca de R$ 60 milhões, entre construções e reformas, aquisição de viaturas e equipamentos operacionais. “Neste período, registramos 33.400 ocorrências operacionais e realizamos 19.370 serviços técnicos”, informou o coronel Hilberto.
O novo comandante falou sobre os desafios do trabalho e se dirigiu de forma especial à tropa e a todos os companheiros de corporação. “Antes de pedir apoio nesta jornada, quero que vocês se sintam apoiados por este comando. Saibam ainda que, acima de um coronel, existe aqui um homem que sabe o que cada um de vocês passa no dia-a-dia. Não tenho a ingenuidade de achar que esta será uma tarefa fácil, mas tenham a certeza de que estarei sempre empenhado em realizá-la da melhor maneira, com a ajuda de todos”, disse Nahum.
Serviço público - Ao novo comandante, o governador desejou sucesso e destacou a história do coronel no serviço público, especialmente dentro dos Bombeiros. Formado pela Polícia Militar em 1982, Nanhum entrou como aspirante no Corpo de Bombeiros em 1990, após se formar no Curso de Formação de Oficiais, à época ofertado no Distrito Federal. “Quero com isso mostrar a todos que integram essa corporação que e possível, sim, dedicar sua vida ao serviço público e chegar ao maior e mais alto posto. Tenham isso na mente e no coração de vocês todos os dias”, afirmou Jatene.
Após o ato de transferência do cargo, o governador entregou a insígnia de comandante ao coronel Hilberto e, ao coronel Nahum o distintivo e a espada, símbolos da corporação, que agora passam a ser carregados pelo novo comandante. Um dos momentos mais esperados da cerimônia, a revista à tropa, foi compartilhado pelos atual e novo comandantes. Ao final, o coronel Nahum assistiu ao desfile tradicional dos militares bombeiros.
Participaram da cerimônia diversas autoridades civis e militares, entre elas, o vice-governador Zequinha Marinho; o atual titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, e seu antecessor, Luiz Fernandes Rocha, hoje titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Luzia Nadja Nascimento; o comandante Militar do Norte, general Oswaldo Ferreira, e o vice-almirante Edilander Santos, comandante do 4º Distrito Naval.