Polícia Militar age rapidamente e controla assaltos com reféns
A Polícia Militar do Estado atuou com rapidez na manhã desta sexta feira (9) ao conter dois assaltos com refém que ocorreram em diferentes pontos da cidade. O primeiro foi por volta das 11h, em uma clínica odontológica, no bairro do Comércio; o segundo, às 11h30, em um salão de beleza no centro de Belém. Em ambas as situações, a PM trabalhou com agilidade e, com uso da negociação, obteve a liberação dos reféns, ilesos, e prendeu os assaltantes.
André Felipe da Costa Fonseca, 20 anos, e Átila de Sousa Maués, 24 anos, invadiram uma clínica odontológica, na Avenida Dezesseis de Novembro, próximo à Rua Manoel Barata, no bairro do Comércio, em uma tentativa de assalto. Com a chegada da polícia, os assaltantes, que portavam um revólver calibre 38, resolveram fazer reféns dez pessoas que estavam no lugar.
“Rapidamente a polícia conseguiu chegar ao local e nos deparamos com a situação, fizemos a contenção para evitar que a área de risco fosse ampliada, montamos um cerco, acalmamos os meliantes e conseguimos verbalizar, fazer as negociações. Foi um desfecho favorável. As vidas foram salvas, os meliantes contidos e não tivemos nenhuma baixa policial”, explicou o tenente coronel Rosinaldo Conceição, comandante do Batalhão de Polícia Tática.
Uma hora depois das negociações, os assaltantes se renderam. Eles foram transferidos para a Seccional da Cremação e enquadrados por roubo triplamente qualificado (roubo com emprego de arma e cárcere privado). Ambos já tinham passagem pela polícia por tráfico de drogas e roubo.
Fuga – A segunda atuação policial rápida foi em um salão de beleza localizado na Avenida Governador José Malcher, próximo à Travessa Nove de Janeiro, no bairro de Nazaré. Wellinton Lima Acioly, 20 anos, e Edinelson Ramos de Ramos, 25, haviam acabado de fazer uma “saidinha bancária” no bairro da Cremação. Eles estavam em fuga numa motocicleta quando começaram a ser perseguidos pela Polícia Militar.
Acuados, eles resolveram invadir o salão de beleza e fazer nove pessoas reféns. Após 40 minutos de negociação, os bandidos foram detidos e as vítimas, liberadas. Nenhum policial saiu ferido. “O assalto com refém acontece pela rapidez da ação da polícia. Assim que o bandido assalta e se vê sem condições de fuga, ele apela para fazer os reféns, mas a polícia está cada vez mais preparada para lidar com essas situações limites, graças aos intensos treinamentos”, conta o capitão Sérgio Lima, gerente de crise com reféns, que atuou no caso do salão de beleza. Os assaltantes foram encaminhados para a Seccional da Cremação e autuados por roubo majorado e cárcere privado. Eles serão transferidos para triagem.