Nova titular do Hemopa assume com proposta de gestão integrada
Uma gestão integrada, pautada em ações voltadas ao aumento da reserva técnica de sangue, maior desafio enfrentado pelo Hemocentro do Pará ultimamente, e maior integração da hemorrede estadual. São as principais metas definidas para o quadriênio 2015/2019, e compromissos assumidos pela nova titular da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Ana Suely Saraiva, que toma posse nesta segunda-feira, 12.
“Vamos realinhar o Planejamento Estratégico do Hemopa para que possamos atender tanto às demandas impostas atualmente à hemorrede nacional como às nossas prospecções para o futuro, que vão muito além desses quatro anos previstos", ressaltou a nova presidente, destacando nesse contexto a creditação obtida junto à American Association of Blood Banks e Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, e ainda à descentralização da coleta de sangue, com a inauguração da Estação Castanheira, em dezembro passado.
Servidora desde 1985, a nova presidente já desempenhou diversas funções em inúmeros departamentos da Fundação. Em 2008, foi colaboradora no Programa de Coagulopatias Hereditárias do Ministério da Saúde, na Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados, em Brasilia.
Graduada em Farmácia, com habilitação em Bioquímica, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Ana Saraiva traz no currículo, ainda, especialização em Gestão de Hemocentros, pelo Programa Integrado de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PICPASC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/Ministério da Saúde) e especialização em Epidemiologia, pelo Núcleo de Medicina Tropical da UFPA.