Belém é tema de exposição fotográfica de Walda Marques na Estação das Docas
“Sou livre para o silêncio das formas e das cores”. A frase do poeta Manoel de Barros traduz a Belém imaginada pela fotógrafa Walda Marques, que homenageia a capital paraense em seus 399 anos com a exposição “A cidade em silêncio”, formada por imagens inéditas que registram seu olhar sobre Belém. A mostra será aberta para visitação a partir do próximo sábado (17), as 17 h, no Armazém 2 (Boulevard da Gastronomia), na Estação das Docas. A visitação é gratuita.
A realidade frenética de uma metrópole com ruídos, conversas e outros sons dá lugar a uma cidade que ninguém percebe: uma Belém em silêncio. Com ou sem personagens, as fotografias retratam detalhes como santos, pinturas, azulejos, pontos históricos e a periferia da capital paraense. Estes recortes, aliados a programas de edição, estão impressos em mais de 20 imagens que compõem a mostra.
“Sai pela cidade e registrei a Belém que eu vejo. Utilizei interferências tecnológicas sem deixar o romantismo de lado. Esta é a Belém em que eu gostaria de viver”, diz a fotógrafa, nascida na capital paraense em 1962, e que se dedica à fotografia desde 1989. No currículo, ela acumula participações em exposições individuais e coletivas pelo Brasil.
“A poética da cidade reconstruída pelo olhar de Walda Marques. A interseção das coisas, quer em detalhes, ou abrangentes, quer históricos ou atuais, vem à tona a partir de uma inquietude da fotógrafa em considerar a plenitude desse silêncio como mote de uma constituição voltada à memória de uma cidade, que ora se deixa invadir pelas correntezas do dito e do erudito ou, até, envolvida por ambos”, define o curador da exposição, Emanuel Franco.
Alusiva ao aniversário de 399 anos de Belém, a exposição “A cidade em silêncio” é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas.
Serviço: Exposição fotográfica “A cidade em silêncio”, de Walda Marques. Abertura no próximo sábado (17), as 17 h. Visitação até o dia 12 de fevereiro, das 10 às 22 h, no Armazém 2 (Boulevard da Gastronomia), na Estação das Docas - Boulevard Castilhos França, s/n, bairro Campina. Entrada franca. Mais informações pelo fone (91) 3212-5525.