Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro já está em funcionamento
Já está em funcionamento, nas dependências da Delegacia Geral de Polícia Civil, em Belém, o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro, resultado de um convênio firmado entre o Ministério da Justiça e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O Laboratório é destinado a auxiliar todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e demais órgãos que necessitarem de apoio técnico especializado sobre o assunto, inclusive os da esfera federal, nos procedimentos de investigação referentes à lavagem de dinheiro.
Segundo o delegado Marcos Miléo, coordenador do Laboratório, o projeto instalado na Delegacia Geral está em fase de implementação de convênio e instalação de softwares. O laboratório funciona em várias vertentes, e a primeira delas é a produção de relatórios de informações e inteligência. "Com esses relatórios, as investigações poderão ser auxiliadas. Qualquer delegado do Estado que esteja fazendo alguma operação envolvendo fluxo de capitais e valores poderá solicitar os relatórios de inteligência para investigações", disse o delegado.
Marcos Miléo disse ainda que "a ideia é utilizar a tecnologia contra a lavagem de dinheiro, trabalhando com qualquer volume de análise de dados e produção de relatórios, mais simplificados possíveis, para o entendimento do requerente. Futuramente, o plano é que o Laboratório represente o Estado, recebendo requisições do Ministério Público, da Secretaria da Fazenda (Sefa) e de outros órgãos", acrescentou.