Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Iasep entrega em fevereiro novos cartões a segurados do plano de saúde

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/01/2015 16h35

A partir de 16 de fevereiro o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) entregará um novo cartão de assistência à saúde aos segurados do plano. Com tarja magnética para identificação e muito semelhante ao documento atual, o novo cartão terá modificações quanto aos prazos de carência, alterados em 2014, referentes a alguns exames e procedimentos cirúrgicos e odontológicos. Um exemplo da mudança é a exigência de seis meses de contribuição para realizar tomografia, densitometria óssea, ressonância magnética e cateterismo cardíaco. A lista completa dos prazos de carência está publicada no site do Iasep (www.iasep.pa.gov.br).

“Os cartões antigos continuam válidos, mas só os novos cartões contêm essas alterações nos prazos de carência”, esclareceu a diretora de Saúde do Iasep, Lúcia Souza. Segundo ela, para a realização de consultas e exames o segurado pode ser atendido levando apenas um documento de identidade com foto, “mas o cartão é necessário para o atendimento hospitalar”.

Com a implantação do cartão com tarja magnética, em 2012, o Iasep aboliu a exigência da apresentação do contracheque do titular. “Hoje, basta a clínica consultar o cadastro do segurado e conferir, na hora, a situação do servidor e de seus dependentes. Não é necessário exigir qualquer outro documento além da identidade do segurado”, reiterou Lúcia Souza.

Cadastro - Sobre a situação de regularidade no plano, a diretora alertou aos segurados sobre a importância de verificar a situação cadastral do titular e de seus dependentes. Segundo Lúcia Souza, é comum o segurado deixar de informar ao Iasep situações como a mudança de cargo, ainda que no mesmo órgão, o que pode gerar a suspensão automática no sistema.

“Outra situação importante que os segurados esquecem de informar é sobre a maioridade dos filhos. Ao completar 18 anos, o dependente do servidor público passa a pagar 4% de contribuição e, como essa cobrança é opcional ao servidor, é necessário que o titular do plano compareça ao órgão para manifestar interesse em manter a prestação da assistência à saúde do filho maior de 18, até 24 anos”, acrescentou Lúcia Souza.

Diariamente, cerca de 200 pessoas buscam o Iasep em busca de serviços, como adesão ao plano ou inclusão de dependentes. O policial militar Ocir Silva, 27 anos, esteve no Instituto nesta sexta-feira (16) para aderir ao plano. “Vou fazer a minha adesão e a inclusão de minha mãe como dependente”, contou.

Para aderir ao plano, o servidor deve comparecer à sede do órgão levando cópia e original da carteira de identidade, CPF, último contracheque e comprovante de residência. Para a inclusão de companheiros, filhos e genitores outros documentos são exigidos pelo Instituto. “Recomendamos que o segurado se informe sobre a documentação solicitada na guia Regras do Plano, no site do Iasep”, finalizou Lúcia Souza.