Recursos federais garantem melhoria de ensino e extensão à Uepa
Dois convênios assinados no final do último ano entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), vão garantir recursos para a aquisição de equipamentos, materiais permanentes e construção de quadras poliesportivas nos campi de Redenção e Conceição do Araguaia, no sudeoste paraense.
Os recursos são fruto de emendas ao orçamento da União e atendem as demandas apresentadas pelo reitor da Uepa, Juarez Quaresma, à bancada de deputados federais e senadores paraenses no início do ano passado. As aquisições e obras tem execução prevista para os meses de março e abril deste ano.
Quatro cursos serão contemplados com aquisição de materiais permanentes e construção de quadra coberta poliesportiva. O campi de Redenção será contemplado com 550 mil reais destinados à compra de computadores para o laboratório de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) - onde os acadêmicos trabalham com a criação de sites, softwares e webdesign - e de materiais para os laboratórios de Engenharia Ambiental e Tecnologia de Alimentos.
Outros 550 mil reais serão destinados à construção de uma quadra poliesportiva no Campus de Conceição do Araguaia, que servirá de laboratório para os alunos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física e como um espaço de recreação para os demais alunos e comunidade. “Além de melhorar a qualidade do ensino e fomentar a pesquisa, essas aquisições e obras vão permitir à Uepa otimizar os serviços prestados à comunidade nesses dois municípios”, afirma Quaresma.
A região sudoeste do estado também é atendida pelos cursos de Licenciatura em Matemática, Educação Física, Enfermagem, Licenciatura em Pedagogia, Engenharia de Produção, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Naturais (Biologia) e Letras (Língua Portuguesa).