Secretária Alice Viana é eleita por unanimidade presidente do Consad
A secretária de Administração do Pará, Alice Viana, foi eleita por unanimidade para a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), para o biênio 2015/2016. Ela estava no cargo como presidente interina desde janeiro deste ano. A eleição aconteceu em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (26), no Hotel Culliman, em Brasília (DF).
Também foram eleitos para os cargos de vice-presidentes o secretário de Estado de Administração e dos Recursos Humanos do Rio Grande do Norte, Gustavo Negreiros, e a secretária de Estado da Administração da Paraíba, Livânia Farias. Para o Conselho Fiscal foram eleitos o secretário de Estado da Administração da Bahia, Edelvino Góes; o secretário de Estado da Administração do Piauí, Francisco José Alves, e a secretária de Estado da Gestão e Recursos Humanos, Sandra Bellon. O novo colegiado ainda deliberou sobre o 97º Fórum Consad, que acontecerá entre os dias 4 e 06 de março desde ano, em João Pessoa (PB).
A nova diretoria foi escolhida em encontro realizado em Brasília, com a participação dos secretários de Estado de Administração/Gestão de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e do Distrito Federal, e de representantes de outros Estados, nesta segunda-feira (26). O encontro foi coordenado por Alice Viana.
Fortalecimento - Na cerimônia de abertura, a secretária de Administração do Pará ressaltou a importância e a responsabilidade que cabe ao colegiado de fortalecer a gestão pública no País. “Precisamos tornar o Consad mais ativo, ainda mais nesta época de crise pela qual passa a nação brasileira, e que nos afetará diretamente”, frisou Alice Viana.
A presidente interina destacou o papel democrático e de interesse público do Conselho, que se mantém acima das diferenças partidárias. Ela ainda traçou a evolução histórica da instituição, detalhando ações promovidas desde 2000, ano de fundação do Consad.
Segundo Alice Viana, um dos grandes desafios do Consad este ano é ajudar a organizar e aprimorar a gestão fiscal e financeira, priorizando a qualidade dos gastos nos estados. “Nesse sentido, uma ação de extrema importância foi a iniciativa conjunta do Consad, do Conseplan (Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento) e do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), em novembro de 2014, que fortaleceu os estados e teve uma resposta mais adequada da União”, disse ela.
Experiências - Para a secretária Sandra Bellon, “o Consad é um importante fórum de discussão para os que assumiram uma pasta de grande relevância e complexidade na administração pública”. Segundo Livânia Farias, “o Conselho reúne o que há de melhor para fazer em prol da gestão pública. É daqui que tiramos muitos exemplos para aplicar nos nossos estados”.
O coordenador de Programas de Modernização da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina, Jair Silveira, ressaltou que frequenta os encontros da entidade desde 2007. “O Consad é uma escola, principalmente na área administrativa e de organização. É só frequentando que a gente sabe o quanto se aprende”, afirmou. Francisco José Alves avalia o “fórum realizado pelo Conselho como um local de partida de experiências e crescimento conjunto”.