Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCONTRO

Secretário de Educação reúne com prefeitos do Marajó

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/01/2015 18h27

O secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes, reuniu com os 16 prefeitos e secretários municipais da área dos municípios filiados à Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), nesta quarta-feira (28), na sede da associação. O encontro marcou o início de um diálogo permanente que o secretário vai estabelecer com os prefeitos de todas as regiões de integração do Estado.

Para a presidente da Amam, a prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro, esta é uma nova postura da Seduc em relação aos municípios paraenses. Ela disse que a educação é o principal instrumento para a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios marajoaras, que é um dos mais baixos entre os municípios brasileiros. “Vamos construir soluções conjuntas para a educação dos nossos municípios”, afirmou.

Helenilson Pontes destacou que o grande desafio da educação no Pará é também o grande desafio da educação em todo o país. Para ele, um dos principais entraves é a garantia do acesso à educação, que não foi acompanhada de um incremento na qualidade do ensino ofertado. O Marajó, disse o secretário, tem características geográficas muito próprias, que são “um pouco do retrato, da realidade de se fazer a educação na Amazônia”, destacou.

“O que pretendemos é promover uma educação pública de qualidade, e isto é um consenso entre os prefeitos. Precisamos estar mais próximos e estabelecer uma relação mais direta entre a Seduc, as prefeituras e as secretarias municipais de Educação com uma agenda permanente de reuniões”, explicou Helenilson.

Soluções – Um dos temas mais abordados pelos prefeitos na reunião foi o transporte escolar, que hoje é insuficiente para dar conta das necessidades do transporte dos alunos do ensino médio. Helenilson explicou que a Seduc está regularizando os pagamentos do transporte escolar, assim como a validade dos convênios, que está sendo prorrogada com as prefeituras. O secretário informou que será estabelecida uma discussão séria e criteriosa com os prefeitos tanto sobre a questão do transporte quanto da infraestrutura física.

Outro ponto bastante levantado pelos prefeitos foi a aplicação do Sistema Modular de Ensino (Some), que foi pensado para estar presente nas comunidades mais distantes do território Brasileiro. “Do ponto de vista teórico é perfeito, mas do ponto de vista prático não alcançou resultados satisfatórios”, avaliou. “O importante é estabelecermos uma pauta conjunta e comum, e vamos enfrentar esses problemas e encaminhar soluções razoáveis”, concluiu.