Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Pacto pela Educação do Pará promove seminário com mais de 1.100 alfabetizadores

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/01/2015 17h03

Mais de 1.100 professores participam do Seminário Institucional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que debate o tema “O Desafio de alfabetizar no 1º Ciclo”. O evento, promovido pelo Pacto pela Educação do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é destinado aos professores alfabetizadores da rede estadual de ensino, que trabalham com a disciplina Matemática no Ensino Fundamental de nove anos. O principal objetivo é socializar os trabalhos desenvolvidos por estes profissionais de educação. O evento será encerrado nesta sexta-feira (30), na Escola Tecnológica Anísio Teixeira.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foi lançado pelo Ministério da Educação em parceria com o Distrito Federal, estados e municípios, e tem como compromisso alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até 8 anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental. O programa apoia as escolas públicas em diferentes necessidades, como formação continuada de professores alfabetizadores, promoção de cursos presenciais e oferta de bolsas de estudos. Também são distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias e tecnologias educacionais, como jogos.

Desta forma, a rede estadual de ensino vem trabalhando de forma intensa a formação e preparação dos professores alfabetizadores que trabalham diretamente com esses alunos. Lúcia Alfaia, professora do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Rodrigues Pinagé, destacou a importância da qualificação. “Esses encontros de socialização contribuem para mostrar os belíssimos trabalhos e projetos que nós, professores, estamos realizando. Tentamos aprender um com o outros, e as experiências positivas aplicamos nas nossas escolas. Esse é o ponto principal do encontro, socializar o que está dando certo”, destacou a professora.

Experiências - A formação é o momento de trocar experiências consolidadas nas práticas alfabetizadoras entre professores e especialistas em educação, vinculados à rede pública estadual, sob a forma de comunicação oral, exposição de diversos materiais pedagógicos e discussão de temas importantes, como Educação no Campo e uso de materiais de miriti, utilização de jogos para favorecer a aprendizagem da Matemática, o agrupamento na organização da contagem e na origem dos sistemas de numeração, e a interdisciplinariedade no ensino de Matemática e Literatura nos anos iniciais.

De acordo com a professora Kátia Cilene, que participa do seminário, suas práticas pedagógicas e metodológicas melhoraram muito após a implementação do Pnaic. “Aprendi novas práticas de ensino, e as formações do Pnaic contribuíram para a melhoria das minhas aulas, pois os alunos estão aprendendo mais rápido e conseguindo chegar aos oito anos sabendo, realmente, ler, escrever e interpretar textos”, ressaltou.

A coordenadora estadual do Pnaic, Marizete Martins, disse que após a implementação do programa no Pará, os professores estão mais empenhados e animados com as novas metodologias de ensino. “O programa está sendo muito importante e significativo. A expectativa é que cresça ainda mais e possa melhorar a alfabetização, pois os professores estão inteiramente envolvidos neste processo”, destacou a coordenadora.

Ela informou que os ciclos de formação terão continuidade. “Iniciaremos um novo ciclo de formação com as disciplinas História, Geografia e Ciências, nos anos de 2015 e 2016, sempre retomando e trabalhando em conjunto com Língua Portuguesa e Matemática”, acrescentou.