Pacto pela Educação do Pará promove seminário com mais de 1.100 alfabetizadores
Mais de 1.100 professores participam do Seminário Institucional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que debate o tema “O Desafio de alfabetizar no 1º Ciclo”. O evento, promovido pelo Pacto pela Educação do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é destinado aos professores alfabetizadores da rede estadual de ensino, que trabalham com a disciplina Matemática no Ensino Fundamental de nove anos. O principal objetivo é socializar os trabalhos desenvolvidos por estes profissionais de educação. O evento será encerrado nesta sexta-feira (30), na Escola Tecnológica Anísio Teixeira.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foi lançado pelo Ministério da Educação em parceria com o Distrito Federal, estados e municípios, e tem como compromisso alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até 8 anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental. O programa apoia as escolas públicas em diferentes necessidades, como formação continuada de professores alfabetizadores, promoção de cursos presenciais e oferta de bolsas de estudos. Também são distribuídos gratuitamente materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias e tecnologias educacionais, como jogos.
Desta forma, a rede estadual de ensino vem trabalhando de forma intensa a formação e preparação dos professores alfabetizadores que trabalham diretamente com esses alunos. Lúcia Alfaia, professora do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Rodrigues Pinagé, destacou a importância da qualificação. “Esses encontros de socialização contribuem para mostrar os belíssimos trabalhos e projetos que nós, professores, estamos realizando. Tentamos aprender um com o outros, e as experiências positivas aplicamos nas nossas escolas. Esse é o ponto principal do encontro, socializar o que está dando certo”, destacou a professora.
Experiências - A formação é o momento de trocar experiências consolidadas nas práticas alfabetizadoras entre professores e especialistas em educação, vinculados à rede pública estadual, sob a forma de comunicação oral, exposição de diversos materiais pedagógicos e discussão de temas importantes, como Educação no Campo e uso de materiais de miriti, utilização de jogos para favorecer a aprendizagem da Matemática, o agrupamento na organização da contagem e na origem dos sistemas de numeração, e a interdisciplinariedade no ensino de Matemática e Literatura nos anos iniciais.
De acordo com a professora Kátia Cilene, que participa do seminário, suas práticas pedagógicas e metodológicas melhoraram muito após a implementação do Pnaic. “Aprendi novas práticas de ensino, e as formações do Pnaic contribuíram para a melhoria das minhas aulas, pois os alunos estão aprendendo mais rápido e conseguindo chegar aos oito anos sabendo, realmente, ler, escrever e interpretar textos”, ressaltou.
A coordenadora estadual do Pnaic, Marizete Martins, disse que após a implementação do programa no Pará, os professores estão mais empenhados e animados com as novas metodologias de ensino. “O programa está sendo muito importante e significativo. A expectativa é que cresça ainda mais e possa melhorar a alfabetização, pois os professores estão inteiramente envolvidos neste processo”, destacou a coordenadora.
Ela informou que os ciclos de formação terão continuidade. “Iniciaremos um novo ciclo de formação com as disciplinas História, Geografia e Ciências, nos anos de 2015 e 2016, sempre retomando e trabalhando em conjunto com Língua Portuguesa e Matemática”, acrescentou.