Estado discute com produtores plano de pesca e aquicultura
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) vai reunir representantes dos setores pesqueiro e aquícola para redefinir as bases do plano estadual de pesca e aquicultura. O secretário Hildegardo Nunes, da Sedap, falou sobre as linhas mestras do plano durante encontro organizado pela Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e Sindicato das Indústrias de Pesca e Aquicultura (Sinpesca), nesta sexta-feira, 30, com empresários e trabalhadores do ramo.
“O Pará é o maior produtor de pescado do Brasil e tem potencial para reassumir uma posição de destaque no setor. Um dos desafios desta gestão é reconstruir a liderança perdida ao longo dos anos”, disse o secretário. Para isso, explicou, o novo plano setorial deverá focar três pontos: revitalizar o parque industrial da indústria pesqueira; aprofundar o apoio à pesca artesanal e estimular a expansão da aquicultura no Estado.
“No caso da pesca artesanal, a ideia é criar mecanismos de fomento e ordenamento da atividade pela importância socioeconômica para a subsistência das famílias em todas as regiões do Estado”, disse Hildegardo. A aquicultura deverá ser, nos próximos anos, a principal responsável pelo aumento da produção de pescado do Pará, uma vez que a pesca industrial e a artesanal têm limitações, inclusive ambientais, para a expansão.