Pará investe em recursos humanos e equipamentos para reduzir índices de criminalidade
A reestruturação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) marcou os principais avanços alcançados pelo Estado nesta área, marcada pela criação dos planos estratégicos de Segurança Pública (geral e regionais), a implantação das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s) e das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp’s) e a construção de 78 Unidades Integradas Pro Paz (UIPP’s) na capital e no interior do Estado.
Além da ampliação do setor operacional, merecem destaque também a renovação de 100% da frota de veículos, em todo o Estado, a implantação do Laboratório Tecnológico Contra Lavagem de Dinheiro e o fortalecimento do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) - com a aquisição de oito helicópteros, um avião e um motoplanador, em cinco bases implantadas no Estado (Belém, Marabá, Santarém, Altamira e Redenção) - e do Grupamento Fluvial (Gflu), com a aquisição de 23 embarcações e remotorização de outras 11.
No âmbito do Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves foram realizadas nos últimos quatro anos reformas na sede de Belém e nas unidades regionais de Castanhal, Marabá e Santarém; e ainda nos núcleos avançados de Itaituba e de Paragominas; cuja obra de construção no novo prédio estava paralisada desde 2010.
Somando as nomeações dos novos servidores das polícias Civil e Militar, o Governo do Estado nomeou, em 2014, 2.256 servidores públicos para a área de segurança. São 372 novos policiais civis e 1.884 novos policiais militares atuando em diversas regiões do Pará. Tais investimentos podem ser percebidos na redução do índice de criminalidade do Estado, que em 2010 era de 45,09 e em 2014 chegou ao número de 40,17, segundo dados do Grupo Especial de Diagnóstico e Monitoramento (GDM) da Segup.
Este é um dos temas que compõem a mensagem do governador Simão Jatene entregue à Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 3. Leia aqui o documento, na íntegra