Rede estadual de ensino já recebeu 68 mil pré-matrículas
O processo de pré-matrícula de novos alunos nas escolas públicas estaduais em Belém e no interior do Estado registra a média de três a quatro mil pré-matriculados por dia, segundo a Coordenação de Matrícula da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O prazo para a pré-matrícula de novos alunos na rede estadual termina neste domingo, 8, pelo site da Seduc e pela central de atendimento (08002800078). Até esta quarta-feira, 68 mil novos estudantes da rede já haviam feito a pré-matrícula.
A pré-matrícula começou no dia 5 de janeiro. Somente nesse dia, foram registrados quatro mil acessos. O volume é avaliado como positivo pela Coordenação da Matrícula da Secretaria de Educação. Este ano, cerca de 260 mil vagas são ofertadas pela Seduc para novos alunos.
Com a pré-matrícula, o Estado facilita aos estudantes a busca por escolas mais próximas de casa ou no próprio bairro em que moram. Na inscrição o aluno deve informar o nome e endereço completos, data de nascimento e nome da mãe. É fundamental informar se o aluno é atendido por algum programa social, como Bolsa Família, ou, no caso de estudantes com deficiência, se recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para quem não fizer a pré-matrícula, a Seduc garante, no período de 23 a 27 deste mês de fevereiro, a possibilidade de efetuar a matrícula na própria escola, a partir da consulta prévia da relação de vagas eventualmente disponíveis no site da secretaria e pela central de atendimento telefônica.
Documentação - A confirmação de quem fez a pré-matrícula será feita de 9 a 13 deste mês, na própria escola escolhida pelo aluno, que terá de apresentar os documentos: certidão de nascimento ou casamento (original e cópia); histórico escolar ou ressalva (original); comprovante de residência (cópia); certificado ou atestado de conclusão do ensino fundamental (original e cópia) para os alunos que irão cursar o ensino médio; duas fotos 3x4 recentes e idênticas, e ainda o comprovante de trabalho para o aluno do período noturno.
A matrícula de novos alunos com deficiência será confirmada nos dias 9 e 10. Na ocasião, serão exigidos documentos obrigatórios e um específico que comprove a deficiência. No próximo dia 11 haverá a confirmação de matrícula dos novos alunos do 1º ao 8º ano do ensino fundamental 9; da 8ª série do ensino fundamental e de 1ª a 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o dia 12 está programada a confirmação da matrícula dos novos alunos da 1ª série do ensino médio regular e da 1ª etapa da EJA médio. No dia 13 de fevereiro será confirmada a matrícula dos estudantes da 2ª e 3ª séries do ensino médio regular e da 2ª etapa da EJA médio.