Escola Dom Pedro I comemora aprovação de 29 alunos no vestibular
A direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro I, no bairro de Val de Cans, comemorou nesta quinta-feira (5) a aprovação de 29 alunos no vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em outras instituições de ensino superior.
“Essa é uma conquista da escola, como fruto do esforço dos estudantes e dos professores na preparação dos alunos para o vestibular. Nesse processo de viabilizar aos estudantes condições para ingressar no ensino superior e também na formação de cidadãos de bem, vamos intensificar as ações do ensino médio ao longo deste ano, para atender a demanda dos jovens do bairro”, disse a diretora da escola, Juliana Santana.
“A proposta de intensificar o ensino nos três anos do ensino médio visa fortalecer a identidade dos estudantes com a escola na reta final dos estudos para o vestibular, em sequência de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio”, salientou Juliana Santana. A escola tem 1,7 mil alunos e 53 professores.
Em contraponto, as turmas de ensino fundamental serão atendidas em outras escolas da rede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), como é o caso da Escola Presidente Castelo Branco, próxima da “Dom Pedro I”.
O universitário Jason Leão, 20 anos, cursou o ensino médio na escola até 2011, e em 2012 foi aprovado no curso de Letras da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que ele conclui este ano. Ele optou por Letras, mas naquele ano passou também em licenciatura em Informática na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Direito na Universidade da Amazônia (Unama), Centro Universitário do Pará (Cesupa) e Faculdade Ideal (Faci).
Em 2015, Jason foi aprovado no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, na UFPA. “Gosto muito da escola. Trabalho aqui como monitor de Inglês e Língua Portuguesa”, disse o estudante.
Em 2011, a estudante Letícia Caroline Ribeiro Sena, hoje com 18 anos, representou o Pará no quadro “Soletrando”, do programa “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo. Ela obteve a segunda colocação no concurso com estudantes do Brasil inteiro. Letícia acaba de ser aprovada no curso de Direito da UFPA e em Letras na Uepa. Ela vai cursar Direito. “Fiz a maior parte do ensino fundamental na ‘Dom Pedro I’, mas saí no começo do ensino médio para fazer o primeiro ano em outra escola. Não gostei e voltei para cá, para terminar os estudos”, contou.
O sucesso dos calouros da Escola Dom Pedro I pode ser explicado pela participação de professores e estudantes em ações pedagógicas inseridas em programas, como Mais Educação, Ensino Médio Inovador/ Jovem de Futuro, projetos de incentivo ao atletismo e Intervalo Cultural.