Secretário de Educação reúne com gestores municipais da região oeste
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai fortalecer a interiorização do Ensino Médio e garantir o andamento das obras de reforma, construção ou ampliação que vem sendo executadas em todas as regiões do Pará. Segundo o secretário Helenilson Pontes, quase 360 obras estão em andamento em vários municípios e integram um amplo planejamento do governo do Estado voltado à reabilitação da rede física das escolas estaduais.
As informações foram repassadas nesta sexta-feira, 6, aos gestores dos municípios vinculados à Associação dos Municípios da Tranzamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT) e Associação dos Municípios da Calha Norte (AMUCAN), durante um encontro realizado em Santarém, no oeste paraense, ao qual esteve presente também o Chefe da Casa Civil da Governadoria, José Megale. Segundo Helenilson, atrasos contratuais levaram à paralisação de algumas obras, que serão retomadas, no mais tardar, até o mês de abril. “Este projeto de reformas que vem sendo executado pelo governo do Estado é o maior já visto no Pará”, ressaltou Helenilson.
No encontro com os prefeitos, o titular da Seduc ressaltou que a região oeste receberá atenção especial no tocante à educação e anunciou a entrega, ainda neste primeiro semestre do ano, da Escola Tecnológica Profissionalizante de Santarém, que está sendo construída pelo governo do Estado em parceria com o governo federal, via Programa Brasil Profissionalizado, no cruzamento das rodovias Everaldo Martins (que liga Santarém a Alter do Chão) e Fernando Guilhon (de acesso ao aeroporto). Resultado de um investimento orçado em R$ 5 milhões, a Escola Tecnológica de Santarém vai oferecer 1.200 vagas em diferentes áreas de formação. O cronograma das obras está 80% concluído.
Para Helenilson, o diálogo que vem se estabelecendo com todos os municípios tem como finalidade principal a elaboração de um diagnóstico, a partir da troca de informações com os gestores municipais, sobre as demandas de cada região no âmbito da educação. Pontuadas as necessidades, a Seduc estabelecerá as ações consideradas prioritárias para 2015.
Desde o início da atual gestão, Helenilson Pontes já percorreu as regiões do Marajó, sul, sudeste e, agora, o oeste do Pará, para colher, junto aos gestores, as solicitações e propostas aos problemas mais urgentes que afetam o setor educacional. Até agora, representantes de quase 100 prefeituras já foram ouvidos. Na próxima semana, a reunião será com os prefeitos e secretários municipais de Educação da região nordeste. O encontro será organizado com o apoio da Associação dos Municípios de Nordeste Paraense (AMUNEP) e Consórcio Integrados dos Municípios Paraenses (Coinp).
Para o prefeito de Juruti, Marquinho Dolzane, a abertura desse diálogo é extretamente bem vinda e necessária. "Os encontros permitem a troca direta de informações e a busca conjunta por soluções para os problemas que afetam os municípios, que de outra forma permaneceriam alheios ao conhecimento do Estado. Com o diálogo, poderemos chegar a um denominador comum que promova a dinamização da educação no nosso Estado. Dessa forma, quem ganha é a sociedade como um todo”, declarou.
O prefeito de Rurópolis, Pablo Genoino, comenta que a presença de uma equipe do governo encarregada de ouvir os prefeitos das diversas regiões e conhecer suas reivindicações demonstra uma grande sensibilidade com os problemas da educação no Estado. “Isso demonstra o início de um diálogo que irá deixar uma nova marca na forma de administrar a educação, tanto no Estado quanto nos municípios”, declarou.