Pré-matrícula tem número recorde de novos alunos no Estado
O Pará registrou um número recorde de novos alunos pré-matriculados por intermédio do site www.seduc.pa.gov.br e da Central de Atendimento (0800 280 0078) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), disponibilizados para a efetivação da pré-matrícula na rede pública estadual de ensino, antes mesmo do final do prazo para o processo: 8 de fevereiro. Em 2014, foram 67 mil novos alunos pré-matriculados pelos mesmos canais, ao passo que, este ano, esse número chegou a 70 mil pessoas.
O período da pré-matrícula foi aberto em 5 de janeiro e prossegue até as 18 horas desta sexta-feira, 6, na Central de Atendimento, e no sábado, 7, e domingo, 8, pelo site da Seduc. A rede estadual de ensino oferta 260 mil vagas para novos alunos. A Coordenação de Matrícula da Seduc informa aos estudantes que não conseguirem fazer a pré-matrícula que haverá um segundo momento para que garantam suas vagas nas escolas da rede estadual: de 23 a 27 deste mês, na própria escola e a partir de consulta prévia por vagas tanto na Central de Atendimento como no site da Seduc.
Requisitos
Por meio da pré-matrícula os alunos podem acessar uma escola mais perto de casa ou no próprio bairro. Para a efetivação da pré-matrícula é preciso informar o nome completo do aluno, data de nascimento, nome da mãe e endereço completo. É também necessário informar se o aluno é atendido por algum programa social, como Bolsa Família, ou, no caso de estudantes com deficiência, se recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A confirmação de quem fez a pré-matrícula será feita de 9 a 13 deste mês, na própria escola escolhida pelo aluno. Será preciso apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento (original e cópia); histórico escolar ou ressalva (original); comprovante de residência (cópia); certificado ou atestado de conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia) para os alunos que irão cursar o Ensino Médio; duas fotos 3x4 recentes e idênticas, e ainda o comprovante de trabalho para o aluno do período noturno.
Novos alunos portadores de deficiência terão confirmada a matrícula nos dias 09 e 10 de fevereiro, mediante a apresentação dos documentos obrigatórios e de um documento específico que comprove a sua condição. Entretanto, caso não seja possível a apresentação deste último, o aluno não será impedido de se matricular.
No dia 11 haverá a confirmação de matrícula dos novos alunos do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental 09; da 8ª série do Ensino Fundamental e de 1ª a 4ª etapa do Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para o dia 12 está programada a confirmação da matrícula dos novos alunos da 1ª série do Ensino Médio Regular e da 1ª etapa da EJA Médio. No dia 13 de fevereiro será confirmada a matrícula dos estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular e da 2ª etapa da EJA Médio.