Belém terá em março marcha contra o trabalho infantil
A Secretaria de Estado de Administração (Sead) participou, nesta sexta-feira, 6, na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), de um café da manhã com órgãos parceiros sobre a Marcha Contra o Trabalho Infantil, que ocorrerá no próximo dia 1º de março. A gestora da Diretoria de Gestão da Política de Saúde Ocupacional do Servidor da Sead, Sandra Henderson, representou a titular da secretaria, Alice Viana.
A reunião foi coordenada pelas juízas do Trabalho Maria Zuila Lima Dutra, titular da 5ª Vara do Trabalho de Belém, membro da Comissão Nacional e gestora regional do Combate ao Trabalho Infantil do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região; e a juíza da 2ª Vara do Trabalho de Belém e Gestora Regional do Combate ao Trabalho, Vanilza de Souza Malcher. Ambas integram a comissão organizadora da marcha.
Com o tema "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil", a marcha sairá da escadinha da Estação das Docas em direção à Praça da República, reproduzindo o caminho que um dos parceiros do evento, o Arrastão do Pavulagem, faz todos os anos. No trajeto, poderão ser vistas faixas e manifestações contra o trabalho infantil.
Para Sandra Henderson, a marcha é um alerta para criar alternativas de proteger crianças de forma geral. "É muito comum as pessoas tratarem o assunto com naturalidade, e sensibilizar a sociedade sobre a erradicação do trabalho infantil é necessário. É imprescindível entender que a criança não está preparada para trabalhar, seja por conta da forma e força física, seja por falta de condição neurológica. Trabalho infantil é crime", ressaltou.
A campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), é desenvolvida em âmbito regional pelo TRT8. A marcha em Belém será a primeira do país, de 24 que os tribunais do Trabalho vão fazer até o dia 12 de junho, data em que ocorrerá grande mobilização em Brasília marcando o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.