Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Sespa vai distribuir 1,5 milhão de preservativos no carnaval

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/02/2015 19h18

A campanha de prevenção às DSTs/ Aids é intensificada no Carnaval com ações especiais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que vai oferecer testes rápidos de HIV e hepatites e distribuir preservativos nos municípios onde a folia atrai mais brincantes no Pará. Mais de 35 mil testes rápidos e 1,5 milhão de preservativos serão distribuídos entre os 144 municípios paraenses.

Segundo a coordenadora estadual DST/ Aids da Sespa, Deborah Crespo, será feito mais um tipo de testagem. “Começamos a usar o teste rápido pela saliva também, o que chamamos de ‘Fluído Oral’, que diagnostica a presença do anticorpo do vírus na saliva. Lembro, no entanto, que o vírus não é transmitido pelo beijo; o vírus não fica na saliva, apenas o anticorpo. A segurança é a mesma: também fica pronto em até 20 minutos, e não precisa furar o dedo”, ressalta.

O novo teste é mais uma opção, que não descarta o outro método. “Ainda vamos fazer o exame sanguíneo. O Fluído Oral é algo novo, que está sendo distribuído pelo Ministério da Saúde agora em 2015. A nossa mensagem hoje é para que as pessoas façam o teste. Queremos estimular o cidadão a ir ao posto de saúde fazer o teste. Com diagnóstico positivo, o tratamento deve começar logo. O paciente não deve esperar adoecer”, afirma.

Na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais (URE-Dipe), no bairro do Telégrafo, somente no mês de janeiro 234 usuários fizeram o teste – 28 homens e 14 mulheres foram reagentes. “Infelizmente o início do tratamento depende do paciente aceitar. O ideal é que ele comece logo, mas muitos não querem ter que tomar muitos remédios. As células de defesa começam a cair rápido, por isso hoje o Ministério da Saúde hoje orienta que o tratamento comece logo que o vírus é diagnosticado”, comenta a diretora da unidade, Jane Durans.

Esta semana, a URE-Dipe fará ações de conscientização no bairro com distribuição de camisinhas masculinas e testes de HIV. Todas as unidades municipais de saúde receberam material para as ações de carnaval. Ainda assim, durante o período festivo, agentes da Sespa estarão presentes nos municípios de Abaetetuba, Cametá, Barcarena, Salinas, Peixe Boi, Bragança, Vigia, Soure, Augusto Corrêa e Ourém.