Hospital de Clínicas faz programação de carnaval para pacientes
A programação de carnaval da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vinna começou com bandinha de música tocando marchinha e blocos, que durante a manhã de quarta-feira (11) percorreram setores do hospital, levando alegria e descontração para servidores, pacientes e acompanhantes. A campanha, que faz parte do calendário de eventos da instituição, tem como tema “No carnaval, divirta-se com prevenção, tenha a camisinha sempre a mão!”. O objetivo é informar o público interno e externo sobre maneiras de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Na manhã de quinta-feira (12), a banda Branca de Neve abriu a programação tocando marchinhas de carnaval em diversos setores, como administração, clínicas psiquiátrica e pediátrica e UTI coronariana. Os brincantes, formados por servidores, usuários e crianças, alguns fantasiados, se concentraram no hall de entrada. Enquanto isso, uma palestra foi apresentada aos usuários que aguardavam o horário de consulta. Eles receberam, ainda, folders e preservativos.
A técnica de segurança do trabalho Telma dos Santos disse que esse ano a campanha obteve maior adesão. “A integração com os servidores é muito importante. Conseguimos nosso maior objetivo: levar informação em meio à diversão. Quando nos fantasiamos, os pacientes sorriam, e isso é muito revigorante, tanto para eles, quanto para nós”, ressaltou.
As crianças da pediatria e seus responsáveis também marcaram presença com fantasias e muito sorriso no rosto. Brincadeira de roda, trem, pinturas e desenhos embalaram a festa. “É muito importante ‘quebrar o clima’ de hospital. Quando a gente pode ver nosso filho se divertindo, mesmo aqui nesse ambiente, melhora tanto para ele quanto para nós”, disse Elis Gardenha, mãe do pequeno Éber Júnior, paciente internado do hospital.
A campanha é coordenada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). “Estamos nos reinventando a cada ano. As palestras que fizemos para os usuários foi o diferencial e nos fizeram perceber o interesse de todos no tema. Para mim, essa foi uma das melhores campanhas que já fizemos”, ressaltou a presidente da Cipa, Rita Malato. O Centro de Hemodiálise Monteiro Leite, anexo da fundação que fica na Rua dos Mundurucus, em frente à Praça Batista Campos, também foi contemplado com a campanha.
A melhor prevenção contra as DSTs é o uso de preservativos. As ações preventivas também incluem a não reutilização de agulhas descartáveis; o não compartilhamento de tesouras, alicates ou qualquer objeto que cause ferimentos; limitação do número de parceiros sexuais; a procura por sinais de DSTs no parceiro, como verrugas, secreções, lesões na pele, e evitar se relacionar sexualmente com pessoas com esses sinais, além de visitas regulares ao médico, com realização de exames.