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Helenilson fala sobre os desafios da Educação em aula magna

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/02/2015 13h43

Os desafios da educação profissional no Pará foram tema da aula magna da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), proferida pelo secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes, no Centro de Convenções Ismael Nery, do Centur, na noite desta quinta-feira (12). Para Helenilson, o grande desafio é formar profissionais capazes de transformar a realidade econômica e social do Pará e converter as riquezas em bem social. Helenilson Pontes é livre-docente em Legislação Tributária pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Direito Econômico e Financeiro por essa instituição de ensino superior.

Para Helenilson, a educação é a solução para formar profissionais que compreendam a realidade do estado do Pará e busquem soluções para o desenvolvimento do estado. “O grande desafio dos profissionais que entram no mercado de trabalho aqui no estado é entender o porquê de algumas situações históricas e desbravar caminhos para a solução destes entraves”, destacou.

Entre estas situações, Helenilson aponta o fato de que o Pará possui uma das maiores biodiversidades do mundo, 40 milhões de hectares de floresta em seu território, 12% de toda água doce do planeta, maior reserva mineral do planeta e o desafio de diminuir os índices de pobreza. “O estudante universitário no Pará tem, antes de tudo, que se colocar o desafio da auto compreensão”, explicou.

“Vejam só, um estado que produz energia não fica com ICMS gerado por esta atividade, isso gera um prejuízo inestimável para a sociedade paraense. Esta é apenas uma das consequências de um Pacto Federativo injusto que nos impõe regras que amarram o nosso desenvolvimento e nós só poderemos modificar isso se tivermos esta consciência e força para realizar esta transformação”, comentou.

Helenilson também destacou os esforços do Governo do Estado para ultrapassar estes desafios, entre eles a criação de um pacto para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para isso mobiliza reuniões, debates e atividades para unir docentes, discentes, gestão pedagógica e família em prol do pacto.

O Governo está investindo na construção, ampliação e reforma das escolas estaduais, que já alcança aproximadamente 360 unidades. As obras executadas a partir do financiamento costurado pela Seduc com a Corporação Andina de Financiamento (CAF) prevêem para 2015 a reforma integral de 120 escolas e a construção de 15 novas. Com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) será viabilizada a reforma de 80 escolas e a construção de cinco unidades de ensino. São 350 milhões de dólares em recursos do tesouro e por financiamento.