Mulheres atendidas pela Emater comercializam bolos e doces em Mosqueiro no carnaval
Como forma de aproveitar o carnaval para aumentar a geração de renda durante o período em que a ilha recebe muitos visitantes, oito mulheres agricultoras da comunidade Sucurijuquara, no distrito de Mosqueiro, em Belém, estarão comercializando nas praias bolos de macaxeira e abóbora, biscoitos de banana, mamão e outros produtos, que aprenderam a fazer durante as capacitações ofertadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
Há cerca de um ano, um grupo de mulheres que pertence à Associação de Mulheres de Sucurijuquara vem aprendendo a produzir doces e salgados com produtos cultivados nas comunidades (milho, feijão, mandioca) e também a aproveitar cascas e sementes.
O objetivo, além de garantir a segurança alimentar é possibilitar que elas consigam um acréscimo na renda doméstica. “A estimativa é que com a comercialização desses produtos, vendidos em média a R$ 1, essas mulheres aumentem em pelo menos 10% a receita familiar”, diz a técnica social da Emater, Raimunda Barbosa da Silva.
O grupo também conta com o apoio do órgão para o fortalecimento da associação, através de oficina sobre cooperativismo e associativismo, visando esclarecer sobre o funcionamento de cooperativas e associações, para beneficiar as famílias da comunidade e, assim, fomentar a economia local. “Além disso, as mulheres recebem toda a orientação sobre educação ambiental”, ressalta a técnica.