Equipes do Detran realizam ações de educação e fiscalização em Salinas
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) está com equipes de educação e fiscalização atuando no município de Salinópolis, em ação integrada com os demais órgãos que compõem a segurança pública do Estado, dentro da Operação Carnaval 2015. Desde a quinta-feira (12), as equipes se revezam nos trabalhos para garantir um trânsito seguro durante os dias de folia.
A equipe de educação do órgão atua na praia do Atalaia realizando ações educativas. Em torno de 450 veículos são abordados durante o dia e o foco das orientações é o uso dos equipamentos de segurança, fatores de distração e a questão da alcoolemia. "A conversa com o condutor é no sentido de alertá-lo a também contribuir para um trânsito mais seguro. Nosso foco é no transporte adequado de crianças, com a utilização da cadeirinha, e de animais, que necessitam ser transportados de forma correta. A questão do uso de celular, bem como a sobriedade ao assumir o volante também são fatores importantes, pois mexem direto com um trânsito mais responsável e seguro para pedestres e condutores", pontua Diego Valente, coordenador de Educação do Detran, que está na linha de frente das ações no município.
Durante os demais dias de carnaval a equipe de educação, sempre em parceria com a fiscalização da autarquia e demais parceiros, atuará em diversos outros pontos da cidade para garantir orientação ostensiva aos condutores.
Na manhã deste sábado (14), Acácio Cunha foi abordado pelas equipes de educação e fiscalização da autarquia e chamou a atenção pelo bom comportamento. Conduzindo um veículo que acomoda sete passageiros, ele levou a família inteira obedecendo rigorosamente o uso dos equipamentos de segurança de crianças e adultos. "A segurança da minha família é tudo para mim e eu não consigo compreender quem não cumpre as leis de trânsito. É um ato de responsabilidade para comigo, minha família e a sociedade", afirma.
Durante a noite o foco da equipe de educação se volta para as crianças e seus pais. Na orla do Maçarico foi montada a "Transitolândia", uma estrutura que simula o trânsito de uma mini-cidade, onde crianças podem aprender, com apoio dos educadores do Detran, sobre regras de trânsito. Os pais também recebem orientação dos agentes.
A fiscalização do Detran está atuando com um total de 36 agentes, que se dividem 24 horas na fiscalização do trânsito, que fica mais intenso na cidade no período. Benedito Claudio, coordenador da operação neste sábado, pontua que o contingente está preparado para resguardar a integridade física da população com relação ao trânsito. "Estamos fazendo a organização do trânsito nas praias, que são fechadas para o acesso de carros quando a maré sobe, e realizando a fiscalização em diversos pontos da cidade para garantir um carnaval seguro e sem acidentes em Salinas".