Segurança em Mosqueiro é reforçada por 400 homens de diversos órgãos do Estado
O domingo de carnaval foi marcado pela tranquilidade na ilha de Mosqueiro, em Belém. Para garantir a segurança de quem escolheu o local como destino do feriado, o Sistema de Segurança Pública montou uma megaoperação com cerca de 400 agentes públicos. O esquema contou com a ajuda de diversas órgãos, como Policia Civil, Polícia Militar, Departamento de Estado de Trânsito (Detran), Tribunal de Justiça do Estado e Agência de Regulação e Controle de Serviço Público (Arcon), além do apoio da Guarda Municipal de Belém.
Na rodovia PA-391, uma barreira foi montada em frente ao posto da Polícia Rodoviária Estadual para fiscalizar condutores e veículos que seguiam para a ilha. Enquanto carros e motocicletas eram monitorados por policiais, um grupo de educadores do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), orientavam os foliões sobre as regras e legislação do trânsito.
“O nosso principal trabalho aqui é educar. Nós não temos o papel de punir, pelo contrário. A nossa meta é orientar para que todos sigam as regras e o bom senso seja seguido pelos condutores e passageiros dos veículos”, afirmou Maria Inês Lopes, educadora do Detran.
Em frente ao portal de entrada da ilha, a operação é intensificada por policiais militares, agentes da Arcon e uma equipe do Juizado da Infância e Juventude. “A nossa função é identificar os casos de situação de risco que envolvam crianças e adolescentes e orientar as medidas a serem tomadas em parceria com os outros órgãos de defesa e proteção do Estado”, afirmou Rodrigo Cabral, agente de proteção do Juizado da Infância.
Nas praias, o esquema de segurança contou com 55 homens do Corpo de Bombeiros atuando na fiscalização dos banhistas. A operação Carnaval segue até a próxima quarta-feira, 18, nos principais pontos de concentração da folia no Estado.
<